De uns tempos para cá, as minivans têm voltado à moda na China. Modelos de grande porte como Kia Carnival e Chrysler Pacifica estão na moda e apresentam cada vez mais luxo e performance. Prova disso é a Zeekr 009 criada pela dona da Volvo e que é capaz de deixar um Porsche comendo poeira mesmo que esteja carregando uma família enorme dentro.
Só para colocar as coisas em perspectiva, esse verdadeiro tijolo com rodas e LEDs atinge os 100 km/h em ridículos 4,5 segundos. Um Porsche 718 Cayman T faz o mesmo em 4,9 segundos e ele é considerado um esportivo. Para chegar a tanto, a Zeekr equipou a minivan com dois motores elétricos, um na dianteira e outro na traseira.
O resultado, são 528 cv e 69,8 kgfm de torque – são números dignos de esportivos ou de caminhonetes enormes. Ela traz como opção baterias de 116 kWh ou 140 kWh, mas a dona da Volvo garante que sua minivan veloz consegue rodar mais de 822 km com carga completa – algo muito impressionante para os dias de hoje.
Sofá
Apesar dos números chamativos, a ideia da Zeekr não é performance, mas sim bom rendimento em estradas e conforto. Ela conta com suspensão a ar adaptativa com nivelamento automático e redução de vibrações via sistema eletromagnético. Ou seja, acelera como um Porsche e tem .
Por dentro, ela traz layout de bancos com dois assentos distribuídos por três fileiras. A do meio é a mais privilegiada, com poltronas feitas por uma especialista em aviação, a Sofaro. Ela traz apoio de perna retrátil, caixas de som no encosto de cabeça e apoio de baço retrátil revestido em couro com mesinha embutida.
Se em performance a minivan chinesa já chama atenção, o visual é a cereja do bolo. Quadradona, ela chama atenção pelas rodas enormes e pela grade frontal cromada quase totalmente fechada. Para dar um ar de sofisticação, a superfície cromada traz relevos verticais que são copiados pelo desenho das luzes diurnas de LED. Os faróis estão no para-choque.
Na lateral, a coluna C tem um pequeno ressalto para quebrar a monotonia. Já a traseira apresenta lanternas conectadas, replicando o estilo da Lynk & Co, marca que deu origem à Zeerk. Para o motorista, há uma enorme central multimídia acompanhada de painel de instrumentos digital bem parecido com o do recém-lançado Volvo EX90.
>>EX90 é primeiro passo da Volvo 100% elétrica sem matar o XC90
>>Renault e dona da Volvo fecham parceria para criar motores