Antecipando as mudanças que ocorrerão no Volkswagen Taos 2024, o Tharu reestilizado foi apresentado na China com uma importante novidade. Além do visual reformulado, revelado na semana passada pelo Auto+, o SUV médio agora traz opção de motor 2.0 TSI e tração nas quatro rodas, chamada de 4MOTION pela VW.
Mais moderno e refinado do que antes, o visual do novo Volkswagen Tharu deve ser seguido parcialmente pelo Taos 2024 quando for reestilizado para o Brasil. Isso porque os SUVs chineses da Volkswagen contam com faróis divididos internamente em dois andares – linguagem de estilo que não é aplicada globalmente.
Além disso, desconsiderada a reestilização, Tharu e Taos já eram modelos sutilmente diferentes: traseira e interior eram idênticos, mas a frente de um não seguia sequer uma linha do outro. Inclusive o modelo chinês reestilizado só recebeu agora a grade frontal com friso iluminado, algo que o Taos já possui há tempos.
No SUV reestilizado, os faróis ganharam prolongamentos nas laterais tal qual o Tiguan, enquanto o para-choque traz estilo mais esportivo. O visual dessa peça mescla elementos do Nivus e do T-Cross, com um toque do falso quebra-mato presente no SUV médio vendido no Brasil.
A traseira revela lanternas conectadas que são quase certas para o Volkswagen Taos 2024 quando começar a ser produzido na Argentina. A peça é conectada por um friso preto, tal qual Nivus e T-Cross. Contudo, diferentemente de seus primos, há um filete luminoso. Para-choque traz friso cromado inspirado no novo Virtus.
Tchau acabamento ruim
Por dentro, porém, é que houve uma gigantesca evolução. O acabamento ruim do Taos foi substituído no Tharu por uma cabine bem mais refinada. Há material macio em toda parte superior do painel e das portas. A faixa de couro do painel e das portas ficou maior, além de receber uma nova integração visual entre maçaneta e saídas de ar.
O SUV médio recebeu uma nova central multimídia de 12 polegadas, que no Brasil rodará o sistema VW Play. Além disso, o painel de instrumentos de 10,25 polegadas foi atualizado com tela de melhor definição e mais rápida. O volante herdado do Nivus agora traz botões touch, que já estão no Taos vendido por aqui.
O interessante é que os chineses são bem ousados quanto às cores. O novo Tharu tem duas opções de azul para a carroceria. Até mesmo na cabine há opção de couro azul ou branco com rosê. No Brasil, dificilmente teremos algo além de um revestimento preto. Se a Volkswagen for muito ousada, tons de marrom podem aparecer.
Taos 2.0 TSI
A gama de motores foi também renovada. O 1.4 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque foi trocado pelo novo 1.5 TSI EVO de 160 cv e 25,5 kgfm de torque. Contudo, o destaque vai para o 2.0 TSI de 186 cv e 32,6 kgfm de torque. Essa variante possui opção de tração nas quatro rodas, chamada de 4MOTION pela Volkswagen.
Ambos os motores usam transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas para controlar o Tharu. Interessante seria ver um Taos R-LIne no Brasil com motor 2.0 TSI, mas nesse acerto mais fraco. Assim, ele não brigaria diretamente com o Tiguan R-LIne, que uma hora deve voltar. Além de bater de frente com o 1.3 turbo do Jeep Compass.
>>VW Taos 2024 ganha visual mais ousado para conter Corolla Cross
>>Volkswagen Polo Track 1st Edition reforça o jeito de novo Gol