O Gol morreu (e o Voyage também), fazendo com que o único carro da Volkswagen hoje produzido no Brasil sem a plataforma MQB seja a Saveiro. Remanescente da família Gol, ela vai mudar de visual mais uma vez para enterrar de vez o hatch compacto. Mas será que com isso finalmente teremos uma Saveiro TSI como linha 2024?
O flagra feito pelo e cedido ao Auto+ revela que a Saveiro não vai mudar de geração, mas sim ganhar novo estilo para tentar conter a humilhação em vendas que a Fiat Strada tem imposto. A dianteira passará por uma pesada reformulação, com direito a capô novo mais alto e com um vinco na região acima dos faróis que ainda não existia.
O conjunto óptico será alterado, ficando parecido com o do Polo Track. Full-LED? Não, se tornando uma desvantagem frente à Strada nas versões Volcano e Ranch. A grade frontal crescerá e passará a invadir parte da região dos faróis. No flagra, chama atenção o quebra mato falso no para-choque, formando um X como no .
Geração de 13 anos
Dada a camuflagem na traseira, existe uma grande chance de que a Volkswagen Saveiro 2024 ganhe mudanças fortes por ali. A lanterna deve adotar mudanças de luzes, algo que só aconteceu uma vez desde que a Saveiro dessa geração foi lançada há 13 anos. O para-choque também mudará, enquanto a tampa traseira pode ganhar uma faixa preta ligando as lanternas.
Para deixar a picape mais sofisticada e tentar bater de frente com a Fiat Strada, a Volkswagen deve alterar a cabine da Saveiro 2024. A única vez que o interior mudou foi em 2017, quando o acabamento melhorou. Existe uma chance, ainda que pequena, que pelo menos a versão Cross ganhe o painel digital de 8 polegadas dos modelos Comfortline da VW.
Saveiro TSI?
A grande dúvida fica por conta do motor. A Saveiro é o único carro da Volkswagen vendido no Brasil a ainda usar o motor 1.6 MSI quatro cilindros aspirado. Ele foi recalibrado em 2022 para 116 cv e 16,1 kgfm de torque (antes eram 120 cv e 16,8 kgm) por conta das leis de emissões de poluentes.
Esse motor ainda é usado para exportação. Contudo, rumores há tempos apontam para a possibilidade forte de uma Saveiro TSI. Ela pode usar o 1.0 TSI do Polo com 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Ou seja, exatamente a mesma potência de motor 1.6 atual, mas com o torque idêntico ao que ela usava antes da mudança.
Na prática, a performance será parecida, mas com mais torque em baixa por causa do turbo. Esse ponto ainda é uma possibilidade, assim como a adoção de câmbio automático de seis marchas. A Strada CVT tem feito forte sucesso e a VW não pode ficar de fora. Vale lembrar que o câmbio Tiptronic de seis marchas está pronto para ser usado tanto no 1.6 MSI quanto para no 1.0 TSI.
>>Último Volkswagen Gol da história será produzido antes do Natal
>>Em seu último mês, VW Gol é o carro mais vendido do Brasil
>>Volkswagen pode tirar a Skoda da China em benefício próprio