Depois de muito ser esperado sem confirmação clara de que viria ao Brasil, o Volkswagen ID.4 foi finalmente anunciado pela marca. O SUV com design futurista tem data de lançamento marcada para 2023 e será o primeiro elétrico da montadora em nosso país.
Em conjunto com o ID.3, a Volkswagen mostrou os seus modelos 100% elétricos para os jornalistas brasileiros há bastante tempo. Mas sem, de fato, confirmar se algum deles seriam vendidos por aqui posteriormente.
Após a primeira aparição oficial em dezembro de 2021, o ID.4 já foi liberado até mesmo para os consumidores comuns testarem o SUV em um evento de carros elétricos do qual a Volkswagen participou. Todavia, ainda sem confirmar a vinda do modelo.
SUV que vem
O anúncio oficial só foi acontecer agora, em março de 2023, em um dia especial para a montadora de origem alemã. Hoje ela completa a marca de 70 anos de história no mercado brasileiro, e aproveitou para anunciar que o SUV elétrico ID.4 será lançado aqui no segundo semestre deste ano.
A estreia do ID.4 no Brasil faz parte de um plano de investimentos da montadora, que pretende lançar 15 modelos elétricos, híbridos ou flex até 2025. Desse número, 7 deles já fazem parte do mercado brasileiro, restando então somente 8, incluindo o SUV movido a eletricidade.
O futurista Volkswagen ID.4
Com formas bem arredondadas, o Volkswagen ID.4 segue a mesma identidade de design dos outros elétricos da marca que já são oferecidos na Europa. Ele conta com linhas modernas e uma identidade visual diferente dos modelos a combustão produzidos e vendidos no Brasil.
A motorização elétrica é capaz de gerar até 204 cv e 31,5 kgfm, fazendo com que ele acelere de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atinja aproximadamente 160 km/h. Importante dizer que é normal ter a velocidade final reduzida em um modelo totalmente elétrico, com a intenção de preservar a vida útil e a carga das baterias.
De acordo com o ciclo de testes europeu WLTP, a autonomia do ID.4 fica em até 522 km. Como os números fornecidos pelo Inmetro são bem mais conversadores, com certeza teremos uma autonomia oficial menor que essa divulgada até então. A bateria tem capacidade para 77 kWh.
Porém, prova da capacidade de distância do modelo foi o teste que a Volkswagen fez saindo da planta fabril em São Bernardo Do Campo (SP) para ir até o Rio De Janeiro (RJ) com somente uma carga das baterias. Foram 456 km sem necessitar de recarga, chegando ao destino com uma autonomia restante de 130 km (18% de bateria) informada no painel.
Equipamentos
Ainda não se sabe qual posicionamento a VW adotará em nosso mercado com o ID.4, mas considerando as unidades que a montadora veio testando ao longo desse tempo por aqui, teremos uma lista bem recheada de tecnologias.
Há head-up display com realidade aumentada, frenagem automática de emergência, 6 airbags, sensores de ponto cego, piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa, ar-condicionado com comandos sensíveis ao toque, Park Assist e faróis full LED com tecnologia avançada, chamado pela montadora de IQ. Light Matrix.
Com porte próximo ao de um Tiguan Allspace, o Volkswagen ID.4 tem 4,58 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,61 m de altura e 2,76 m de entre-eixos. Já o porta-malas oferece capacidade para 543 L.
>> Ford transforma Volkswagen ID.4 em Explorer EV para Europa
>> Volkswagen já lançou 7 dos 15 carros prometidos até 2025