A Volvo se prepara para o lançamento de uma nova geração de carros que substituirão toda sua atual linha de produtos. Os novos modelos, ao contrário dos atuais, nascerão totalmente elétricos e não terão mais versões a combustão. Por isso, a marca prepara uma mudança de nome, começando com o sucessor do Volvo XC90.
Até então, era especulado que o novo SUV topo de linha da marca sueca se chamaria Embla. Seria uma mudança de trajetória da Volvo que sempre usou números e siglas para seus carros. Esse seria, portanto, o primeiro Volvo da história a usar um nome real, mas a marca mudou de ideia e vai seguir com uma combinação alfanumérica, mas um pouco diferente.
O novo Volvo XC90 passará a se chamar EX90, deixando bem claro ser um carro elétrico por conta da letra E. Isso permitirá à marca manter o modelo antigo em linha sem precisar trazer um sobrenome ou algo do gênero. Ele será o pontapé inicial da mudança de nomenclatura que abandonará o atual sistema.
Como ficará daqui para frente?
Hoje, todo SUV Volvo se chama XC, toda perua usa a letra V e todo sedã é S. Modelos esportivos usam a letra C, variando entre um conversível (C70), hatch duas portas (C30) e um SUV cupê C40. O número que segue sempre é uma dezena que indica o porte do modelo: 40 para compactos, 60 para médios e 90 para grandes.
Na nova identidade de nomes da Volvo, a letra E será destacada para identificar um modelo totalmente elétrico. Os híbridos manterão o sobrenome Recharge para evitar confusão. Assim, as novas gerações de XC40, XC60 e XC90 mudarão de nome para EX40, EX60 e EX90. Já os sedãs S60 e S90 devem adotar E60 e E90, enquanto as peruas serão EV60 e EV90;.
O Volvo C40 que é uma grande dúvida, afinal ele já nasceu elétrico. Pode adotar EC40 na próxima geração ou ser mantido como está. Essa nova estratégia, porém, coloca fim à ideia de que os Volvo teriam nomes de verdade. E ainda bem, pois Embla para o sucessor do XC90 não era um batismo muito legal.
>>Volvo C40: como é rodar 1.000 km com o elétrico | Avaliação
>>Surgem as imagens de patente do substituto do atual Volvo XC90
>>Fiat Toro elétrica feita pela Volvo, essa é a nova Radar RD6