Apostando cada vez mais em modelos 100% elétricos, a Volvo apresenta esta semana o XC40 Recharge. A versão eletrificada do SUV sueco ganhou um sistema de baterias de 78kWh, que ficam instaladas sob o assoalho, que garantem uma autonomia de 400 km.
Com esse sistema, o SUV consegue extrair 413 cv dos dois motores elétricos e 67,3 kgfm de torque. Assim, o SUV faz o 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente.
No quesito design, o SUV tem a grade dianteira fechada – em comparação ao modelo a combustão – e perde as saídas de escapamento no para-choque traseiro. Além disso, o SUV fica mais pesado – passando de 1.497 kg para 2.150 kg – e o que seria o cofre do motor, vira um pequeno porta-malas de 31 litros.
Já no interior, as maiores mudanças ficam por conta do novo painel de instrumentos 100% digital, e a central multimídia que foi criada em parceria com a Google. O chamado Android Automotive OS, conta com os serviços nativos da Google, como Google Assistente, Google Maps e Google Play Store.
Com ele é possível também controlar algumas funções do painel, como o ar-condicionado. O SUV ainda conta com controle de cruzeiro adaptativo foi atualizado, sendo o primeiro carro da Volvo a usar o software desenvolvido pela Zenuity, joint-venture da Volvo com a Veoneer para desenvolvimento de sistemas autônomos e de assistências de condução.
A Volvo ainda não revelou os preços, mas estima-se que o SUV eletrificado custe cerca de US$ 50 mil no mercado norte-americano. Por aqui, o SUV deve chegar apenas no segundo semestre de 2020, com possível lançamento oficial no Salão do Automóvel de São Paulo.
Veja mais:
>> Novo Volvo S60 parte de R$ 195.950