A Volvo está caminhando cada vez mais rápido para a sua pura eletrificação. A marca sueca confirmou a estreia de um novo SUV elétrico para meados de 2023. O carro em si será menor que o atual XC40 e vai seguir o batismo do recém apresentado EX90: EX30. Elétrico, ele vai ser apresentado com foco num segmento pouco explorado pelas marcas premium, com porte de SUV compacto de marca generalista.
Hoje, apenas a Audi conta com o Q2, mas este é movido a combustão e está com data para morrer. O Volvo EX30 foi apresentado durante a estreia do EX90, ao lado do SUV maior. O apareceu no fim da apresentação ao vivo do EX90, como um presente para quem continuou assistindo. Algo como uma cena pós-crédito de um filme, por exemplo.
Aparece, num ambiente escurecido, o EX90 e o EX30, de traseira. Junto aos SUVs, um telão mostra o ano de 2023, que indica que a novidade será apresentada ano que vem. Visualmente, se percebe que o pequeno SUV vai seguir a nova identidade visual apresentada no EX90, com lanternas com estilo em C e com um prolongamento nas laterais do vidro traseiro.
Rumores acerca de um SUV menor que o XC40 já são de longa data dentro da Volvo. Desde o lançamento do próprio XC40, em 2017, já existiam rumores de um XC20, que ficaria abaixo e ajudaria a sueca a crescer ainda mais nas vendas. Os anos se passaram e a mesma começou a por em prática seu plano de eletrificação.
É difícil falar sobre a mecânica do EX30 agora, mas não se descarta que ele venha com a base SEA, da Geely, dona da Volvo. É possível que ele ofereça apenas tração dianteira e o uso de um motor elétrico. Atualmente, XC40 e C40 usam a opção de apenas um motor. Este entrega 231 cv e 33,7 kgfm de torque, com uma bateria de 67 kWh que oferece 415 km de autonomia. Este, já seria mais que suficiente para um SUV abaixo do XC40.
>>EX90 é primeiro passo da Volvo 100% elétrica sem matar o XC90
>>Renault e dona da Volvo fecham parceria para criar motores
>>Volvo revela as primeiras imagens do sucessor do XC90, o EX90