Os carros eletrificados da Volvo tinham o sobrenome chique de Recharge. Pois bem, tinham. A marca optou por retirar essa nomenclatura para que tudo ficasse mais simples para os consumidores. Mas, para não deixar seus carros Sem Nome, como alguns que são vendidos no Brasil, a marca mudou tudo. Ou seja, adeus C40 e XC40 elétrico, olá EC40 e EX40.
Agora, modelos como o XC40 Recharge ou o C40 Recharge não possuem mais esse nome comprido. Eles passam a se chamar EX40 e EC40. Desse modo, os híbridos plug-in também terão de fazer novo RG, já que mudaram de nome. O XC60 Recharge e o S60 Recharge, receberam as siglas T6 ou T8. Tudo dependendo da variante escolhida pelo cliente. Utilizar a letra T já foi uma estratégia da montadora sueca com os carros movidos a gasolina, todavia ela voltou e seguirá na ativa até todo o portfólio da empresa fazer a transição completa para o mundo eletrificado, isso está planejado para 2030.
Aliás, os Volvo EX40 e EC40 ganharam um pacote opcional de pimenta. Agora, os modelos equipados com dois motores podem ter um software que aumenta a potência conjunta dos propulsores em mais 34 cv, o que resulta em 436 cv. Segundo a montadora, a potência extra permitirá aos modelos, uma aceleração mais rápida. Os modelos 0km ou da linha 2024 já podem contar com esse opcional. Vale pontuar que com apenas um motor, esses carros completam a prova de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Com mais potência, o tempo diminuirá, aumentando a alegria dos apressados.
Cartão black fez sucesso
Uma das recentes novidades da marca sueca foi oferecer ao público a versão Black Edition do SUV XC60. Com este visual todo elegante e escurecido, o modelo fez tamanho sucesso que a montadora resolveu criar esse opcional para outros carros. Os EX40 e EC40 passam a ter o conjunto todo pintado de preto. Ou seja, suas rodas de 20 polegadas, a cor da carroceria, o interior escurecido e outros itens são todos pintados de preto.
Por mais que a tendência atual do mundo seja a busca por carros eletrificados, as vendas dos modelos 100% elétricos ainda não decolou de forma avassaladora. Foi isso que deixou a Volvo surpresa com seu balanço final de vendas de 2023. No ano passado, a marca vendeu 113.419 automóveis elétricos, um recorde e aumento de 70% em relação aos números registrados de 2022. Dessa forma, a marca segue empenhada em seu plano de ser 100% elétrica até 2030.
Gosta dos carros da Volvo? Teria ou tem um elétrico na sua garagem? Conte nos comentários
>>Tigra e Puma: quando Corsa e Fiesta viraram esportivos
>>Suzuki Vitara rouba motor de Mustang e vira um autêntico SUV V8
>>Peugeot 5008 de 7 lugares já roda em testes