Lançado na Europa em 2022, o Volvo EX90 está confirmado para o Brasil. Durante um evento nesta semana, a marca sueca confirmou que vai trazer o seu SUV elétrico grande para o mercado brasileiro e que a pré-venda começa ainda neste ano.
Tecnicamente essa é a terceira geração do XC90, mas a Volvo resolveu mudar o nome para ressaltar a eletrificação total de sua linha. Além disso, EX90 e XC90 vão conviver no mercado por um tempo, já que o modelo antigo passará ainda por uma reestilização para sobreviver até 2030 – quando 100% da linha Volvo será totalmente elétrica.
No exterior, o SUV conta com duas opções de motores. Na versão regular, conta com 414 cv e 78,5 kgfm de torque. Já o Performance traz 517 cv e 92,8 kgfm, sendo o Volvo com mais torque na história. A autonomia pode chegar a 600 km com carga completa.
O visual do EX90 marca a mudança na filosofia de design da Volvo para essa nova era. Alguns elementos permanecem, como o martelo de Thor na assinatura dos faróis, mas a traseira conta com uma boa mudança. As lanternas são em C e há apenas alguns LEDs na coluna, representando uma mudança significativa no desenho dos carros da marca.
O interior do SUV elétrico é bastante minimalista, mas mantendo a elegância tradicional dos veículos da Volvo. A central multimídia tem 14,5 polegadas e conta com software feito pelo Google. Apesar disso, é possível espelhar tanto celulares Android quanto da Apple, já que o sistema reconhece ambos.
Baby Volvo
No entanto, o EX90 não será a única novidade para o Brasil. A Volvo também vai trazer o seu novo SUV compacto e que será o modelo de entrada da marca. Ainda sem nome definido, ele foi apelidado de Baby Volvo e pode se chamar EX30.
>> Volvo lançará uma minivan e um SUV menor que o XC40 em 2023
>> Marca ligada à Volvo lança moto elétrica de R$ 27 mil
>> Chery prepara SUV elétrico para brigar com BYD e Volvo