O que o BYD Dolphin fez no mercado automotivo mobilizou diversas montadoras e inclusive a Volkswagen. Desde que a BYD a ultrapassou em número de vendas, a montadora alemã está correndo atrás para lançar novos e mais baratos produtos. Agora, uma nova plataforma está em desenvolvimento e ela servirá de base para o futuro rival do Dolphin.
Na última sexta-feira 24, Ralf Brandstaetter, chefe da marca alemã na China, confirmou durante a abertura do novo centro de desenvolvimento da montadora alemã a criação de uma nova plataforma automotiva. E como ela será derivada da atual arquitetura MEB, compartilhará componentes de outros carros e terá baixo custo, ao menos quatro novos veículos elétricos acessíveis serão fabricados. Eles deverão aumentar as vendas da fabricante e incomodar rivais como o Dolphin.
Apelidada de Plataforma Principal, a próxima novidade da Volkswagen e revelada pela , vai utilizar peças de modelos já consolidados, como por exemplo os ID.3, ID.4, ID.6 e ID.7. Como ela será derivada da MEB, a nova arquitetura estará pronta em 2026. Com essa novidade, novos automóveis feitos pela joint venture com as marcas SAIC e FAW já estão nos planos. O principal foco são carros com preços entre R$ 95 mil até R$ 115,9 mil. O que na China os tornam competitivos.
Volkswagen vai atacar mercado com diversos elétricos
Ralf pontuou que o mercado chinês é sensível aos preços impostos aos veículos elétricos. Dessa forma, toda optimização para baixar o valor final é uma tentativa válida. Vale lembrar o que a montadora fez com o hatch ID.3, que para atrair mais público teve seu valor final reduzido de forma notória e isso impactou diretamente em seus números de vendas. Dados apontam que até o começo do ano, o modelo tinha números mensais de 2.200 unidades vendidas.
E após a redução do seu preço, entre os meses de julho até outubro o índice subiu para 10 mil carros comercializados. Até 2026, a Volkswagen prevê que 10 novos carros 100% elétricos devem chegar ao mercado no mundo. E a partir desse ano, a marca pretende também apresentar modelos desenvolvidos em parceria com a empresa XPeng. Ou seja, a marca alemã quer atrair mesmo os consumidores que possuem visão mais ecológica.
Você conhece de perto algum carro elétrico? Já andou em um deles? Conte nos comentários
>>Perua BMW Série 5 é flagrada em com meia roupa de polícia
>>Ferrari Purosangue chega ao Brasil e já tem fila de espera interminável