Agora é oficial, a Volkswagen apresentou antes do Salão de Genebra a nova geração do Golf GTI e do híbrido GTE. A oitava geração do hot hatch mais famoso do mundo ficou mais tecnológica, além de ser ter ganhado 15 cv em relação a geração anterior.
O GTI agora dispõe de 245 cv e 37,7 kgfm de torque, vindos do motor 2.0 turbo, que pode vir acompanhado do câmbio manual de 6 velocidades (os puristas estão aliviados) ou a caixa automatizada de dupla embreagem DSG de 7 marchas. Além do motor renovado, o hot hatch ainda traz muita tecnologia embarcada.
Em relação ao Golf normal, o GTI traz para-choque com grande entrada de ar e faróis de neblina escondidos na grelha da grade. As rodas podem ser de 17, 18 ou 19 polegadas, enquanto que a traseira ostenta um difusor de ar com dupla saída de escape.
No interior, o GTI traz nada menos do que 2 telas – uma para o quadro de instrumentos de 10,25 polegadas, e uma de 10 polegadas para a central multimídia. Além disso, os clássicos bancos em tecido vêm com uma releitura do clássico desenho xadrez.
Entre os equipamentos, o Golf GTI traz assistência os sistemas de permanência em faixa, frenagem de emergência com detector de pedestres e suspensão mais baixa em 15 mm.
Já no caso do GTE o hatch híbrido usa o motor 1.4 TSI de 150 cv e um conjunto elétrico de 116 cv que, combinados, entregam 245 cv e 40,7 kgfm de torque. Nessa configuração o hatch utiliza somente o câmbio automático do tipo DSG de dupla embreagem com 6 marchas.
No visual, o GTE conta com o mesmo para-choque dianteiro das versões GTI e GTD, se diferenciando apenas pelo friso azul, enquanto que no GTI é vermelho (no GTD é cinza). Também se diferenciam pelos desenhos das rodas, e saídas de escape na traseira.
O interior do GTE segue o mesmo layout e pacote de equipamentos da versão topo de linha do Golf tradicional. Preços, e mais detalhes serão revelados na próxima semana, quando o Salão de Genebra abre suas portas.
Veja mais:
>> Volkswagen Touareg ganha versão R e-Hybrid
>> Volkswagen celebra 20 milhões de motores produzidos no Brasil