No Brasil a Volkswagen ainda está bem contida em relação aos carros 100% elétricos. Tanto é que ela oferece apenas o ID.4 e a ID.Buzz através do sistema de assinatura. Porém, a montadora acabou de anunciar que fará modelos elétricos no México, e isso pode facilitar a vinda deles para o Brasil.
Atualmente, no continente americano a Volkswagen produz elétricos apenas em Chattanooga (Tennessee), nos Estados Unidos. Porém, de acordo com o CEO da marca no México, Holger Nestler, a planta mexicana deve produzir elétricos até 2026.
Investimento milionário
Inicialmente a Volkswagen deve investir cerca de 750 milhões de dólares para atualizar a linha de produção na planta de Puebla, no México. Isso porque atualmente ela fabrica apenas carros a combustão. O CEO comentou que o novo modelo a ser produzido no México será anunciado nos próximos 12 a 15 meses.
De acordo com Nestler, antes de produzir modelos movidos a eletricidade, primeiro é necessária uma transformação na indústria para ter uma construção mais sustentável desses veículos. Justamente para isso servirá esse primeiro aporte de 750 milhões de dólares.
No começo a produção deve atender o mercado mexicano, canadense e americano. Porém, fabricar carros elétricos em Puebla pode facilitar a vinda deles para o nosso mercado, já que o Brasil e o México possuem acordo de livre comércio. Isso garante impostos muito mais baixos.
Um segundo investimento deverá ser detalhado no primeiro semestre de 2024, onde além da quantia dedicada à fábrica mexicana da Volkswagen, pode ser revelado também o modelo elétrico que será produzido no mercado mexicano e exportado para países vizinhos.
A produção, de fato, deve começar somente em 2026, já que o processo de modernização e adaptação da fábrica levará cerca de 3 anos para sua conclusão. Holger ainda comentou sobre energias renováveis. “No final de 2024 teremos essa opção de energia renovável, que será muito mais sustentável e limpa para o nosso planeta”.
Elétricos da Volkswagen no Brasil
Logicamente nenhum modelo elétrico é fabricado nas plantas brasileiras da marca. Aliás, a montadora de origem alemã sequer vende oficialmente algum carro movido a eletricidade no Brasil. Recentemente ela apresentou o ID.4 e a ID.Buzz (Kombi elétrica), mas ambos estão disponíveis somente no sistema de assinatura mensal, que custa mais de R$ 10.000.
Você quer ver os carros da Volkswagen no mercado brasileiro? Deixe nos comentários.
>> Volkswagen doará 40 carros elétricos para o Vaticano
>> Volkswagen Tiguan Allspace tem 1.209 pedidos em 3 horas
>> Volkswagen produzirá motor 1.5 TSI híbrido-flex no Brasil