Enquanto aqui no Brasil a linha 2022 do Polo recebeu apenas novos equipamentos e central multimídia VW Play, lá fora ele mudou. O hatch compacto recebeu mudanças pesadas na traseira e um tapa na dianteira com elementos herdados do Taos. Mas agora chega a hora de ver como ficará a versão esportiva GTI, ou Polo GTS aqui no Brasil.
Apesar de terem motores diferentes, os Polo GTS e GTI são visualmente idênticos. A reestilização trará menos diferenças visuais entre as versões regulares e a esportiva, mas ainda assim inspiradas o Golf GTI. Prova disso são as luzes de neblina em forma de pontos dentro da grade tipo colmeia.
O formato do para-choque é praticamente o mesmo do Polo R-Line, incluindo as barbatanas na parte inferior. Haverá uma barra luminosa na parte inferior da grade frontal, tal qual o Volkswagen Taos. A diferença é que no Polo GTS / GTI, ela será acompanhada por um filete vermelho, aplicado também nos faróis.
GTI vs GTS
Lá na Europa, o Polo GTI conta com motor 2.0 TSI quatro cilindros turbo. Ele entrega 197 cv e 32,7 kgfm de torque. Ele é pareado exclusivamente à transmissão automatizada de dupla embreagem DSG com seis marchas. Segundo a Volks, são necessários 6,7 segundos para atingir 100 km/h.
Já aqui no Brasil, o Polo GTS traz motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. São 47 cv e 7,2 kgfm de torque a menos. Com transmissão automática de seis marchas, ele chega aos 100 km/h em 8,4 segundos. Novamente comparado ao GTI, o GTS brasileiro atinge a mesma velocidade 1,4 segundo mais tarde.
O lançamento do novo Volkswagen Polo GTI acontecerá ainda nesse ano na Europa. Já o Polo GTS será lançado no Brasil somente em 2022 como linha 2023. Ele poderá estrear alguns meses depois da reestilização do restante da linha Polo e Virtus.
>>Volkswagen Polo e Virtus 2022 tem três versões acima de R$ 100 mil
>>Polo e Virtus 2022 ganham central VW Play
>>Volkswagen Polo 2022 realmente se transformou em um mini-Golf