Ainda caminhando em passos lentos para a eletrificação, a Volkswagen será a primeira a produzir um motor híbrido no Brasil. Informação vazada por sindicatos ligados à Volkswagen revela que o 1.5 TSI híbrido será feito por aqui, ainda com a vantagem de ser flex. O Taos renovado deve estrear o novo motor.
O que acontece é que o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté fechou um acordo com a montadora alemã até 2028 e nele está proposto o desenvolvimento do motor 1.5 TSI EVO2. Ele será a evolução do atual 1.4 TSI e será híbrido-flex. Surpreendentemente, sua produção será no Brasil. O Sindicato ainda revelou que o propulsor atual EA211 tem validade devido ao rigor das próximas normas de emissão de poluentes.
Esse motor 1.5 TSI EVO2 é a evolução do 1.4 TSI adotado pela Volkswagen em mercados europeus e norte-americanos. Por exemplo, os médios Golf e Taos, montados no México, são equipados com este novo propulsor. O conjunto possui novas tecnologias como a desativação de cilindros com o veículo em funcionamento. Nesse caso, dois cilindros param de funcionar temporariamente e há ainda o turbo de geometria variável. A potência é a mesma, ou seja, ele desenvolve 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Mas o consumo é mais baixo.
Volkswagen quer opções variadas com novo motor
Como se trata de um propulsor tecnológico, ele poderá combinar diversos sistemas híbridos, como o híbrido-leve ou o plug-in. A marca já testou por aqui o Golf R-Line com conjunto híbrido-leve, apelidado de eTSI. Uma unidade do SUV médio Taos também foi flagrado nos moldes de protótipo e supostamente estaria testando a nova tecnologia. O investimento de mais de R$ 5,4 bilhões deve ser anunciado oficialmente em dezembro e iria para as fábricas de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR).
Segundo informações de concessionários para a equipe da , a ideia da Volkswagen é que a caminhonete rival da Fiat Toro e que virá do Paraná, seja equipada com o novo motor. Aliás, o SUV compacto e sucessor do Gol também terá a nova tecnologia. Só que, ele será produzido em Taubaté. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a partir de 2027, essa fábrica da marca produzirá dois novos carros híbridos.
Como as novas normas do Proconve L8 entrarão em vigor a partir de janeiro de 2025, o novo motor 1.5 TSI EVO2 deve começar a ser produzido nesse meio tempo. Dessa forma, ele não irá atrapalhar a produção do atual propulsor 1.4 TSI, o qual equipa os esportivos Polo GTS e Virtus Exclusive, o SUV compacto em sua variante topo de linha, T-Cross Highline e o SUV médio Taos.
A proposta da fabricante alemã é que inicialmente, o Taos receba primeiro o novo motor híbrido-flex. Mas, ele não será o único modelo da marca a contar com tal conjunto tecnológico. A oferta de um Taos híbrido deverá acontecer somente em meados de 2026.
Você comprará algum Volkswagen híbrido acessível? Conte nos comentários
>>Citroën C3 Aircross 2024 terá motor turbo da Fiat
>>Stellantis suspende vendas dos Fiat Mobi e Argo e Peugeot 2008
>>Argo tamanho M: Fiat começa a tirar o Tipo de linha aos poucos