A Kombi elétrica já está confirmada para o Brasil, mas ainda não sabemos quando o modelo vai desembarcar por aqui. Enquanto isso, a marca alemã já desenvolve soluções totalmente autônomas no exterior. Em breve, a Volkswagen Commercial Vehicles (VWCV) começará a realizar testes com passageiros na Europa, utilizando protótipos autônomos baseados na van elétrica ID. Buzz.
Com a colaboração da MOIA, uma subsidiária do Grupo Volkswagen que oferece compartilhamento de caronas, a frota atual de protótipos autônomos utiliza a mesma tecnologia dos protótipos ID. Buzz sendo testados atualmente na América do Norte.
Os testes da VWCV serão realizados em vias públicas e no local de testes em Munique, Alemanha, visando estudar diversos cenários de tráfego. Nas próximas semanas, o Volkswagen ID. Buzz autônomo, capaz de dirigir sozinho, estará nas ruas oferecendo caronas para políticos, autoridades públicas, empresários e representantes da mídia.
Assim, eles poderão experimentar os recursos de controle da Kombi elétrica autonôma como parte de um programa de testes que também foi iniciado paralelamente em Austin, Texas.
A Volkswagen afirma que o desenvolvimento do veículo autônomo está focado em seu uso comercial em centros urbanos na Europa e América do Norte, tanto para serviços de compartilhamento de caronas quanto para serviços de transporte.
A Kombi elétrica que pode dirigir sozinha está equipada com um sistema de direção autônoma desenvolvido pela empresa de tecnologia Mobileye. Cada um desses veículos, classificados como Nível 4 de acordo com o padrão SAE, possui câmeras, radar e tecnologia Lidar.
O objetivo dos testes é coletar dados em diferentes cenários. O Volkswagen ID. Buzz autônomo oferece espaço para quatro passageiros e poderá ser produzido em grande escala quando estiver pronto para a produção em série. No entanto, durante os testes, todos os veículos terão motoristas humanos dentro da cabine, supervisionando o caminho.
>> Volkswagen para produção de Polo e Polo Track no Brasil
>> Volkswagen Amarok 2025 terá esse visual no Brasil
>> Conheça o significado dos nomes dos carros da Fiat