A Volkswagen comemora nessa semana a marca histórica de 20 milhões de motores produzidos no Brasil. A Volkswagen fabrica motores por aqui desde 1974 e, desse total, 12 milhões foram fabricados na planta de São Carlos – que iniciou suas atividades em 1996.
Os 8 milhões de motores restantes foran fabricados no complexo Anchieta, que começou a produzir motores localmente em 1974. Atualmente, a fábrica de São Carlos monta os motores das linhas EA211 – nas versões 1.0 MPI, 1.6 MPI, 1.0 TSI e 1.4 TSI.
O complexo Anchieta ainda produz os motores utilizados pela linha Gol – o 1.6 EA111 – e os motores para exportação – que utilizam somente gasolina. Os motores produzidos por aqui são todos bicombustíveis, ou seja, bebem etanol ou gasolina.
Segundo Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina, “A fábrica de São Carlos tem um importante papel dentro da estratégia da Volkswagen, pois é uma unidade que, além de atender o mercado interno, tem um perfil exportador, tanto em motores como em componentes”.
A meta de 20 milhões de unidades produzidas foi batida com a fabricação do motor 1.4 TSI de 150 cv que hoje equipa T-Cross, Tiguan, Jetta, além dos recém-lançados Polo e Virtus GTS.
Veja mais:
>> Novo Volkswagen Golf R é flagrado na Europa