Em alguns países a Volkswagen Amarok ganhou uma geração totalmente nova, baseada na também recente Ford Ranger. Porém, como acontece diversas vezes, no Brasil teremos que nos contentar com uma versão diferente. A nova (talvez nem tanto) Amarok foi flagrada na Argentina, mostrando uma dianteira muito parecida com a da recém atualizada Saveiro.
Ao invés da total reformulação na nova geração, a América do Sul receberá apenas uma reestilização do modelo, que foi lançado aqui no Brasil pela primeira vez em 2010 e até hoje mudou muito pouco. Inclusive, muito ainda será preservado do modelo atual.
Dianteira da Volkswagen Amarok revelada
Muito recentemente começou a circular na internet um flagra, aparentemente obtido dentro da fábrica da Volkswagen em General Pacheco, na Argentina. Ele mostra pela primeira vez, a dianteira da picape reestilizada sem camuflagens e disfarces, revelando detalhes importantes.
Sem sombra de dúvidas, o que mais chama atenção na nova Volkswagen Amarok é a semelhança com sua irmã menor, Saveiro. O para-choque frontal tem quase o mesmo desenho. Na picape média ele tem uma abertura inferior que lembra um emoji chateado.
Já os faróis de neblina são praticamente os mesmos já vistos no Nivus e no novo Virtus. Ao que tudo indica eles são iluminados em LED, e devem contar também com a luz de conversão estática. O conjunto de iluminação superior também parece ser em LED, mas é possível que não totalmente.
Quando analisamos a grade dianteira da nova Volkswagen Amarok, podemos notar um friso cromado na região superior, que interliga as duas lanternas. Logo abaixo há o logotipo V6, fazendo referência à motorização. No centro da grade existe uma barra em cinza, que também lembra os acabamentos da Saveiro.
Ainda não sabemos se a unidade flagrada é de uma versão mais básica, intermediária ou topo de linha. Porém, é muito provável que a Amarok reestilizada realmente não tenha os faróis conectados por uma fina barra de LED na região frontal, como existe no Taos, por exemplo.
Poucas mudanças
Se a dianteira já não teve modificações tão grandes, a lateral não mudará praticamente nada. Isso porque a carroceria da picape ainda é a mesma, visto que a geração de 2010 não mudará em nosso mercado. Na traseira, provavelmente também veremos pequenas novidades.
Como o design traseiro das picapes médias é mais convencional, podemos esperar no máximo novos vincos na tampa da caçamba e lanternas um pouco diferentes. Um Santo Antônio com desenho exclusivo poderia ajudar na diferenciação da picape em relação ao modelo atual.
O conjunto mecânico provavelmente será o mesmo, composto pelo motor 3.0 V6 turbo diesel. Ele rende potência máxima de 258 cv, com torque de 59,1 kgfm. Esse propulsor fica associado à transmissão automática convencional de 8 velocidades e à tração integral 4Motion.
Ainda não se sabe do interior, mas certamente ele receberá alguns elementos atualizados para ficar mais próxima dos modelos atuais da VW. A expectativa é de que a nova/antiga Volkswagen Amarok reestilizada chegue no Brasil ainda no primeiro semestre de 2024.
O que você achou da dianteira da nova Amarok? Conte nos comentários.
>> Nova Amarok chega no 1ª semestre e VW terá mais três SUVs
>> Governo incentiva carros a combustão; Toyota, VW e GM são contra
>> Flagra: Volkswagen T-Cross 2025 pode ter duas lanternas diferentes