Com o fechamento do terceiro trimestre, a Mercedes-Benz está preocupada com as vendas dos seus carros elétricos, a combustão, híbridos plug-in e também da sua linha de vans. Um dos casos que mais se destaca é em relação às negociações sobre os modelos a bateria, já que eles perderam cerca de 31% do público em relação ao mesmo período de 2023.
Somente no terceiro trimestre de 2024, a marca alemã vendeu apenas 42.544 unidades da linha 100% elétrica. Esse número representa 31% de queda em relação ao mesmo período do ano passado ou cerca de 19.077 carros a menos vendidos. Por sua vez, o acumulado do ano marcou nos nove meses de 2024 a marca de 135.908.
Entre os nove meses de 2023, as vendas dos carros elétricos da Mercedes-Benz chegaram em 174.471 unidades vendidas. Ou seja, a queda anual foi de 22,1%. Já os modelos movidos a combustão recuaram 1,4% no terceiro trimestre deste ano, fechando com 503.573 unidades comercializadas. Os carros híbridos plug-in também não tiveram bons resultados e tiveram queda de 14,7% com 87.232 vendas concretizadas.
Quais são as expectativas para o último trimestre?
O problema é que as vendas da linha de vans da fabricante dona do sedã Classe E também caíram. Neste caso, elas enfrentaram uma queda de 6,7% no terceiro trimestre de 2024 e derrubaram para 48% os lucros antes de juros e impostos e para 47% os lucros por ação. Aliás, esses passaram a custar € 1,81 ou aproximadamente R$ 11 milhões.
Para tranquilizar os investidores, a Mercedes-Benz afirmou que ao menos suas vendas são sólidas e que o mercado está em um momento desafiador, com uma competição bastante acirrada, principalmente na China. A marca disse ainda que os resultados de vendas do terceiro trimestre deste ano não atendem às expectativas do fabricante.
Segundo o CFO da Mercedes-Benz, Harald Wilhelm, a empresa está tendo uma visão prudente do mercado e que vai intensificar os esforços para melhorar os números revelados. Até o fim do ano, a marca segue com expectativa de índices de vendas abaixo do registrado em 2023, e que os valores do quatro trimestre até estejam em um nível parecido com o momento atual.
A montadora colocou expectativa nas vendas de carros como o SL, o Classe G renovado e na linha esportiva AMG.
O que você achou dessa história? Conte nos comentários