Apresentada pela primeira vez ao mundo em 2010 na geração anterior do Chevrolet Spark, a plataforma global GSV da General Motors foi de suma importância para o Brasil. Contudo, ela já foi substituída pela GEM globalmente, mas ainda restam alguns modelos antigos em linha: quatro para ser mais específico, mas metade deles morre até o fim do ano.
Depois de estrear no Spark de geração anterior, que foi substituído pela nova geração em 2015 (a qual já saiu de linha nos EUA), a plataforma GSV trilhou outros mercados. Ela estrou no Brasil no Cobalt, migrou para a Spin e serviu para a primeira geração do Onix, além da segunda do Prisma.
Globalmente atuou como base para o Chevrolet Sonic e para o SUV Tracker, vendido em outros países como Trax. Justamente o Trax que é o modelo em questão. Segundo o , esse é o último ano de produção do velho Tracker, assim como seu primo Buick Encore.
Ambos foram apresentados em 2013 e estão entre os SUVs compactos mais velhos ainda restantes nos EUA. Encore e Trax tiveram queda de mais de 50% em suas vendas em 2021 quando comparado a 2020. E o resultado em 2022 é ainda pior. O público percebeu o quão antigos e apertados eles são e já tem migrado para outros modelos.
Substitutos já vieram
A finalização da produção de Buick Encore e Chevrolet Trax tem dois motivos além das vendas baixas. A primeira é que a GM vai reforçar a produção do Trailblazer no México, o qual tem preço mais baixo que o Trax, mas porte de Jeep Compass e está vendendo bem mais que o SUV velho. Outra é que ambos já têm substitutos praticamente prontos.
Na Buick, o Encore GX é a nova geração do SUV compacto. Tal qual antes, tem plataforma compartilhada com o Tracker, mas dessa vez da nova geração feita também no Brasil. Já o Trax já teve seu lugar ocupado pelo Trailblazer, mas deverá emprestar o nome para um SUV cupê que ficará entre o Trailblazer e o Equinox.
Vale lembrar que nenhum deles é ou será vendido no Brasil.
>>R$ 70: essa é a redução de preço do Chevrolet Onix no Brasil
>>Blazer será o primeiro Chevrolet SS a ser movido 100% por eletricidade
>>SUV cupê Chevrolet não será derivado do Tracker e Brasil o perdeu