Obrigatórios há anos, inclusive no Brasil, os airbags são um ponto crucial na segurança atual de vários veículos. Por conta disso, problemas envolvendo as bolsas de ar são seríssimos, e é exatamente o que está acontecendo com a Toyota. Devido a uma falha de segurança, os airbags de aproximadamente 1 milhão de carros da marca podem não funcionar.
O Grupo Toyota está convocando proprietários de vários veículos da empresa para comparecerem a uma campanha de recall. Modelos da Toyota e da Lexus (marca de luxo da montadora) foram afetados. Porém, no Brasil a montadora de origem japonesa ainda não confirmou se as unidades estão com o mesmo problema.
Toyota com problema no airbag
O problema envolvido com a segurança dos ocupantes está no sensor do sistema de classificação de ocupantes no banco do passageiro dianteiro. Em todos os modelos de ano-modelo entre 2020 e 2022, esse sensor pode entrar em curto-circuito, em razão de um defeito na fabricação do mesmo.
Caso isso de fato aconteça, a Toyota diz que o airbag do passageiro dianteiro “pode não disparar conforme projetado” em determinados tipos de acidentes. Entre os anos-modelos 2020/2021, estão o Corolla, Avalon, Avalon Hybrid, Highlander, Highlander Hybrid, RAV4 e RAV4 Hybrid.
O Sienna Hybrid 2021 também está incluso no recall. Além dele, Camry e Camry Hybrid de 2020 a 2022 foram igualmente convocados na campanha. Há ainda os modelos da marca Lexus: ES250 2021; ES350, RX350 e RX350H 2020-2021; e ES300H 2020-2022.
Resolução do problema
De acordo com a Toyota, os proprietários dos veículos envolvidos devem ser comunicados até meados de fevereiro de 2024. Uma análise será feita no componente em questão, e caso o problema seja constatado, o sensor será substituído gratuitamente.
Você acha que os modelos brasileiros também serão comunicados? Conte nos comentários.
>> Toyota apresenta novo SUV elétrico com autonomia de 600 km
>> Marca da Toyota é acusada de mentir sobre segurança nos carros
>> Toyota Yaris Cross tem venda suspensa por problema de segurança