Em período de recuperação de mercado após a amenização dos casos de Covic-19, a China vive um grande crescimento nas vendas de automóveis. Com aumento de 365% na comercialização de veículos novos frente a 2020, o teve, pela primeira vez, um SUV como líder. Além disso, Nissan Sentra segue dando um baile no Toyota Corolla.
Presente no Brasil no passado somente com carros comerciais, e com o de Chana, a Changan colocou um SUV no pódio. O Changan CS75 foi não somente o SUV mais vendido da China como o líder de vendas do mercado com 32.697 unidades comercializadas.
Ele é seguido de perto pelo Haval V6, outro frequentador assíduo do ranking dos modelos mais vendidos. O ranking de carros mais vendidos da China em fevereiro ainda tem o Honda CR-V presente na nona colocação. Outra surpresa da lista fica por conta do Wuling Mini EV. Ele é o único carro elétrico da lista e tem como destaque o fato de ser minúsculo e barato.
Dominação dos sedãs
O crescimento dos utilitários colocou fim à hegemonia do Nissan Sentra, que vinha liderando há uns bons meses. Chamado de Sylphy por lá, ele se tornou o carro mais vendido da China desde que a nova geração foi lançada. Ainda assim, os sedãs têm mais modelos no ranking dos mais vendidos.
Para os brasileiros pode até parecer algo de outro mundo o fato de que o Nissan Sentra vende mais que o Toyota Corolla. Mas a diferença de cerca de 2 mil unidades entre eles é pequena. Especialmente se considerar que o 12º carro mais vendido da China foi outro Corolla.
Com 14.061 unidades vendidas, o Levin nada mais é que a versão norte-americana do Corolla vendida com outro nome e por outra parceira da Toyota. Caso as vendas fossem somadas, ele seria o líder na China.
Há de notar também a presença do Buick Excelle Yinlang, que não passa da versão Buick do . Ele conta com a mesma plataforma do modelo produzido no Brasil, além de algumas peças internas e componentes mecânicos semelhantes.
Carros mais vendidos da China em fevereiro
- Changan CS75 – 32.697 unidades
- Haval H6 – 31.710 unidades
- Nissan Sentra – 26.645 unidades
- Buick Excelle Yinlang – 25.590 unidades
- Toyota Corolla – 24.970 unidades
- Volkswagen Bora – 20.817 unidades
- Wuling Hongguang Mini EV – 20.167 unidades
- Volkswagen Sagitar (Jetta) – 19.165 unidades
- Honda CR-V – 16.675 unidades
- Changan Eado – 15.043 unidades
>>Citroën quer novo SUV compacto e rival para Chevrolet Onix Plus
>>Onix Plus Midnight: sem erro como uma camiseta preta – Avaliação
>>Cinco carros esquecidos pelos brasileiros, mas que ainda são bons