Em um passado não tão distante, a categoria dos SUVs compactos era composta por Ford EcoSport, Renault Duster e Chevrolet Tracker. O Eco dominava a categoria que ele mesmo havia criado, enquanto o Duster era seu concorrente direto.
Ao mesmo tempo, corria por fora o Chevrolet Tracker, que nada mais era do que um Suzuki Vitara com gravata dourada. Quando Ford e GM trocaram as gerações de seus modelos, o EcoSport continuou a vender bem e o Tracker se manteve coadjuvante.
Mas a verdadeira virada aconteceu e hoje quem ri por último é o Chevrolet Tracker. Líder da categoria de SUVs há alguns meses, ele se beneficiou de maneira gigante com a troca de geração e a associação com a família Onix. Vende como nunca.
Em contrapartida, o Ford EcoSport, que já foi líder isolado, agora luta para ficar pelo menos entre os dez SUVs mais vendidos do país. Nunca o modelo ficou em uma posição tão baixa no ranking.
Enquanto os rivais se modernizaram, ficaram maiores e até adotaram motorização turbo, o EcoSport ficou onde estava. Ele é menor que seus principais concorrentes, tanto que é considerado um SUV subcompacto em alguns mercados. Uma nova geração está vindo e deve solucionar esse problema.
Marasmo
Enquanto isso, o restante da categoria não se mexeu. Compass e Renegade formam a dupla Jeep na segunda e terceira posição. Eles são seguidos pelo Hyundai Creta com o Volkswagen T-Cross na cola.
O único a ganhar colocação em outubro foi o Renault Duster, impulsionado pela queda do EcoSport e pelo crescimento nas vendas. Mas não o suficiente para tirar a oitava posição do recém-lançado SUV cupê Nivus, segundo dados da .
SUVs mais vendidos de outubro
- Chevrolet Tracker – 6.595 unidades
- Jeep Compass – 6.161 unidades
- Jeep Renegade – 6.042 unidades
- Hyundai Creta – 5.354 unidades
- Volkswagen T-Cross – 5.137 unidades
- Nissan Kicks – 3.966 unidades
- Honda HR-V – 3.586 unidades
- Volkswagen Nivus – 3.214 unidades
- Renault Duster – 2.460 unidades
- Ford EcoSport – 2.216 unidades
>>Comparativo: Nivus Highline e Tracker LT são tão iguais e tão diferentes
>>Ford EcoSport ganha versão aventureira com motor 1.0 turbo
>>Fiat terá rival do Volkswagen Nivus em 2022, SUV da Toro descartado