Diferentemente do Brasil em que marcas francesas ainda sofrem com um preconceito gigantesco infundado, lá na Argentina elas andam no mesmo passo de fabricantes consideradas mais tradicionais. Prova disso é que o novo Peugeot 208 está se dando muito bem por lá, ao contrário do Brasil.
Em outubro, o Peugeot 208 emplacou 494 unidades no Brasil, mostrando um desempenho fraco e não muito distante da geração anterior. Vale ressaltar que a Fenabrave ainda não havia liberado os dados de vendas de novembro no Brasil até o fechamento dessa reportagem.
Já lá na Argentina as coisas foram bem melhores. O Peugeot 208 conseguiu 1.202 unidades vendidas em novembro. Pode não parecer muito para o volume de vendas no Brasil, mas proporcionalmente é um resultado ótimo. Tanto que ele se tornou o quinto carro mais vendido do país.
O líder de mercado é outro carro que tem fraco desempenho no Brasil, mas que é produzido na Argentina e se dá melhor por lá: o Fiat Cronos. Ele superou a Toyota Hilux, até então líder de mercado, após alta de 364% em comparação ao ano passado.
Outro que também teve expressiva alta foi o Chevrolet Onix, se estabelecendo como terceiro carro mais vendido da Argentina, logo à frente do Volkswagen Gol. Mostrando a potência das picapes, a Volkswagen Amarok se estabeleceu em sexto lugar em novembro, enquanto a Ford Ranger estacionou na oitava colocação.
Enquanto no Brasil o segmento de SUVs é dominado por Jeep Renegade e Chevrolet Tracker nos últimos meses, apesar da liderança no acumulado do Volkswagen T-Cross, lá na Argentina é o SUV do Polo que leva a coroa em novembro. Ele é o único utilitário na lista dos mais vendidos divulgada pela Acara e publicada pelo .
Carros mais vendidos da Argentina em novembro
- Fiat Cronos – 2.856 unidades
- Toyota Hilux – 2.020 unidades
- Chevrolet Onix – 1.497 unidades
- Volkswagen Gol – 1.297 unidades
- Peugeot 208 – 1.202 unidades
- Volkswagen Amarok – 1.193 unidades
- Toyota Etios – 1.163 unidades
- Ford Ranger – 1.135 unidades
- Volkswagen T-Cross – 1.029 unidades
- Toyota Yaris – 1.028 unidades
>>Comparativo: Peugeot 208 e VW Polo: tipo Europa ou engana-brasileiro?