A crise de semicondutores tem feito movimentos diversos no mercado brasileiro. Exemplo disso é o que o Chevrolet Onix está fora do top 10 de modelos mais vendidos da primeira quinzena de junho. Outro feito inédito é a presença do Volkswagen Nivus entre os modelos mais comercializados do país.
Queda do Onix
Desde que foi lançado em 2015 e depois entrou no ranking dos modelos mais vendidos, o Chevrolet Onix nunca mais saiu de lá. Contudo, a produção paralisada há um tempo, e esperada para voltar somente em meados de agosto, afetou diretamente sua liderança.
O hatch compacto da GM já perdeu a posição de carro mais vendido do Brasil no acumulado do ano e agora caminha para se tornar um coadjuvante. Fora do top 10 na primeira quinzena de julho, segundo dados da , o Onix apresentou seu resultado mais baixo nos últimos anos.
Nivus nas alturas
Em contrapartida, quem tem a comemorar é o Volkswagen Nivus. Nos últimos tempos, o título de VW mais vendido do país alterna entre o Gol e o T-Cross, com breves momentos do Polo. Contudo, o SUV cupê assumiu a ponta e entrou, pela primeira vez na história, no ranking dos carros mais vendidos do Brasil.
A produção de diversas fábricas da Volkswagen no Brasil foi interrompida. Desde a planta que faz Gol e Voyage, até a fábrica do T-Cross, passando pela que faz Nivus, Polo e Virtus. A ascensão do SUV cupê em julho pode ser explicada pelo estoque alto, migração de clientes de outros carros da marca para ele ou porque sua produção foi mantida.
Stellantis solta rojões
A força da Stellantis no mercado nacional em 2021 é inegável. Com a Fiat, o grupo conseguiu colocar Strada em primeiro lugar e Argo em segundo. Eles são interrompidos pelo Hyundai HB20 em terceiro, já que as próximas posições até o sétimo lugar são todas de modelos do grupo.
Toro e Mobi fecham o top 10 de julho, enquanto os Jeep Compass e Renegade lideram a área dos SUVs. Aliás, do sexto ao décimo lugar dos carros mais vendidos da primeira quinzena desse mês, todos são SUVs. Desses, dois são médios (Corolla Cross e Compass) e três são compactos (Renegade, Nivus e Creta).
Carros mais vendidos da primeira quinzena de julho
- Fiat Strada – 4.979 unidades
- Fiat Argo – 3.945 unidades
- Hyundai HB20 – 3.846 unidades
- Fiat Toro – 3.212 unidades
- Fiat Mobi – 3.053 unidades
- Jeep Compass – 2.835 unidades
- Jeep Renegade – 2.660 unidades
- Volkswagen Nivus – 2.469 unidades
- Toyota Corolla Cross – 2.468 unidades
- Hyundai Creta – 2.243 unidades
>>Fiat Toro turbo flex 2022 não é rainha à toa, mas segue bebum | Avaliação
>>Chevrolet já tem rival pronto para VW Nivus e Fiat Pulse
>>Fiat Argo S-Design democratiza tecnologia de versões caras – Avaliação