Faltando menos de quinze dias para o fim de 2020, a divulgou os números parciais de dezembro. A surpresa da metade do mês fica por conta de Hyundai HB20 e Ford Ka que, mesmo tendo zerado no teste de impacto do Latin NCAP, ganharam uma posição no ranking em relação a novembro.
O HB20 se estabeleceu como o terceiro carro mais vendido do Brasil, tomando da Fiat Strada a posição que a caminhonete compacta vinha conquistando nos últimos tempos. Já o Ford Ka, após um tombo histórico, reagiu e agora está na sexta colocação. Aos poucos o Ka vem recuperando terreno.
No topo da lista, os irmãos Chevrolet Onix e Onix Plus continuam a exibir suas coroas e fazer dobradinha. Há muito tempo não se via dois carros da mesma família nas duas posições mais altas do ranking dos carros mais vendidos do Brasil.
A lista ainda tem destaque para os SUVs, com Jeep Renegade em sétimo lugar, seguido de perto pelo Volkswagen T-Cross. O irmão do Nivus surpreendeu ao surgir na oitava posição como o Volkswagen mais vendido do Brasil. Depois que ele se tornou líder da categoria (e por um mês de todo o Brasil), sua presença no ranking de mais vendidos ficou mais rara.
Com o retorno do T-Cross ao grupo dos 10 queridinhos do brasileiro, o Chevrolet Tracker precisou ficar de fora. As últimas posições do ranking são bastante contraditórias com Volkswagen Gol e Fiat Toro.
O Gol em nono lugar mostra a força das vendas diretas, mesmo em um produto bem desatualizado, enquanto a Toro representa sozinha uma categoria que vai explodir nos próximos anos com a chegada da Ford Maverick, Volkswagen Tarok e Hyundai Santa Cruz.
Mais vendidos primeira quinzena de dezembro
- Chevrolet Onix – 7.905 unidades
- Chevrolet Onix Plus – 6.705 unidades
- Hyundai HB20 – 5.435 unidades
- Fiat Strada – 5.000 unidades
- Fiat Argo – 4.945 unidades
- Ford Ka – 3.889 unidades
- Jeep Renegade – 3.805 unidades
- Volkswagen T-Cross – 3.729 unidades
- Volkswagen Gol – 3.613 unidades
- Fiat Toro – 3.613 unidades
>>Chevrolet Onix RS mira esportividade, acerta no conforto – Avaliação
>>VW Nivus Comfortline tem custo-benefício sedutor – Avaliação
>>Hyundai HB20 Sense é bom, barato, só não é bonito – Avaliação