Enquanto aqui no Brasil a Fiat há anos figura entre as marcas mais vendidas do país, na Europa a situação é bem delicada. No Reino Unido, a italiana conseguiu vender menos do que as novatas BYD e Omoda. Isso porque a tem nove carros à venda na terra da Rainha, enquanto BYD oferece cinco e a Omoda apenas dois.
Segundo dados da , a Omoda vendeu 870 carros em outubro no Reino Unido. As vendas foram divididas entre o Omoda 5 a combustão e seu irmão elétrico de mesmo nome. Vale lembrar que o SUV elétrico está confirmado para ser vendido no Brasil ainda neste ano ou, no mais tardar, em 2025.
Já a BYD conseguiu emplacar 780 carros no UK. A linha por lá é bem parecida com o Brasil, contando com Dolphin, Seal, Atto 3 (Yuan Plus), Sealion 7 (em breve por aqui e já flagrado em testes) e Seal U (vulgo Song Plus reestilizado). É importante lembrar que o Reino Unido não aplicou as supertaxas em carros elétricos como o resto da Europa.
Por fim, temos a Fiat, com 779 carros vendidos no Reino Unido. Ou seja, a Fiat vendeu menos que a BYD. Por lá a marca oferece Grande Panda, 600, 500, 500 elétrico, 500X, Panda velho e as vans Ducato, Scudo e Doblò. Isso representou uma forte queda de 27% nas vendas da Fiat por lá, mesmo com um mercado em queda de 4,8%.
E no Brasil?
Comparando ao Brasil, outubro a Fiat liderou o mercado com 51.955 unidades vendidas contra 7.401 unidades da BYD e zero da Omoda, que ainda não atua por aqui. Contudo, sua marca mãe, a Chery, controlada pela CAOA no nosso país, tem 6.197 unidades vendidas no mês passado. Todas com situação bem diferente da Europa.
Você acredita que a Fiat pode virar o jogo na Europa? Conte nos comentários.