Se em 2020 o jogo dos carros mais vendidos do Brasil era claro e sem surpresas, em 2021 a crise dos semicondutores entrou para balançar a disputa. Isso fez com que diversos modelos tivessem produção reduzida ou até paralisada. Prova disso é que o título de carro mais vendido do país já passou por Fiat Strada, Fiat Argo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
O Onix começou o ano à frente, mas foi ultrapassado pela Fiat Strada quando a produção da GM paralisou. Depois, ela e o Argo ficaram alternando a posição mais alta no ranking, até que a Fiat anunciou que ia diminuir a produção de carros em Betim. Foi a deixa para o Hyundai HB20 assumir a liderança.
Strada puxando o filão para baixo
Contudo, agora a primeira quinzena de outubro mostra a volta triunfal do Fiat Argo. E não somente isso: ele está mais de mil unidades à frente do Hyundai HB20 que periga perder a segunda posição para o Volkswagen T-Cross. Por outro lado, a Strada desceu a ladeira e agora está em sexto lugar. Sendo que em setembro já tinha caído da liderança para o quarto lugar.
Outro modelo afetado foi a Fiat Toro, que fechou setembro como o segundo carro mais vendido do Brasil e agora é o sétimo. Ela empurrou também seu primo Jeep Compass, que caiu da terceira para a nona colocação. Já o Jeep Renegade voltou ao top 10 junt odo Volkswagen Nivus, enquanto o Chevrolet Onix e a Toyota Hilux ficaram de fora.
Resta saber como o mercado se comportará até o fim de outubro, pois a disputa em várias colocações está apertadíssima. Com os dados fornecidos pela , é possível ver que T-Cross e HB20 estão perigosamente próximos, tal qual Tracker e Strada. Compass e Nivus também disputam a última posição carro a carro.
Carros mais vendidos de outubro na primeira quinzena
- Fiat Argo – 4.405 unidades
- Hyundai HB20 – 3.180 unidades
- Volkswagen T-Cross – 3.052 unidades
- Hyundai Creta – 2.703 unidades
- Chevrolet Tracker – 2.549 unidades
- Fiat Strada – 2.526 unidades
- Fiat Toro – 2.290 unidades
- Jeep Renegade – 2.172 unidades
- Jeep Compass – 2.094 unidades
- Volkswagen Nivus – 2.091 unidades
>>Pulse que não é da Fiat: quando a Renault lançou um Nissan March feio
>>Nova geração do Fiat Doblò será um Peugeot repaginado
>>Fiat Toro se torna picape mais vendida do Brasil em setembro