Apesar de ter sido o primeiro país do mundo a vender a segunda geração do Onix, especificamente o sedã Chevrolet Onix Plus, o compacto está oficialmente fora de linha na . A culpa é da extrema rejeição dos chineses a motores de três cilindros e também ao sucesso do Monza. A produção e venda no Brasil segue inalterada.
Enquanto no Brasil o Chevrolet Onix Plus é um sucesso, na China ele minguou. Nos últimos tempos, o sedã compacto enfrentava vendas baixas e era empurrado nas concessionárias com altíssimos descontos para tentar desovar as unidades. Tanto que nenhum Onix Plus foi fabricado em 2023 na China, contando apenas com unidades resto de estoque de 2022.
Em seu primeiro ano, superou a marca de 100 mil unidades vendidas, marca nunca atingida no Brasil. Apenas para efeito de comparação, em 2022 foram vendidos 75.243 Chevrolet Onix Plus no nosso país, segundo dados da . Só que, enquanto aqui ele mantém constância nas vendas, na China ele caiu forte.
Em junho de 2022, o melhor mês de vendas que o compacto teve no mercado chinês no ano passado, foram vendidas só 2.841 unidades. Aqui no Brasil, um mercado muito menor e que está se recuperando ainda, o Chevrolet emplacou 3.874 unidades e enfrentou um mês de vendas nitidamente baixas.
Preconceito chinês
O grande problema do Chevrolet Onix Plus foi a questão da motorização. A plataforma GEM foi desenvolvida para usar só e somente motores de três cilindros. Por isso que todos os modelos com essa base, como Onix, Onix Plus, Montana, Tracker e os Buick Excelle e Encore não contam com propulsores de quatro cilindros.
É um problema muito parecido com o que ocorreu no Brasil antigamente com carros quatro portas, depois com modelos 16V. Hoje existe um pouco de preconceito com motores três cilindros ou turbo por aqui, mas muito menos do que acontece na China, onde os modelos são verdadeiramente rejeitados.
Por lá, o Chevrolet Onix Plus era vendido com motor 1.0 três cilindros turbo, igual ao usado no Brasil, mas também com um 1.3 três cilindros aspirado. As reclamações dos chineses sempre apontavam o excesso de vibração do motor e também a agressividade do creeping da transmissão automática .
Além disso, a proximidade de preço do Onix Plus com o Monza fez com que a Chevrolet tivesse problemas em convencer o consumidor a levar o modelo brasileiro. , tem acabamento mais sofisticado e opção de motor quatro cilindros. Como resultado, o compacto deu adeus à China.
Chevrolet Onix Plus segue no Brasil?
Enquanto o sedã compacto foi um fracasso na China, aqui no Brasil ele é o sedã mais vendido do país desde seu lançamento. Apesar de ter ficado alguns meses com produção paralisada por conta da crise de semicondutores, ele segue firme e forte sendo feito em Gravataí (RS) e exportado para diversos países.
Mercados que hoje recebem o Onix Plus da China, como o México, deverão voltar a ser abastecidos pelo modelo brasileiro. Ele também é produzido no Uzbequistão junto ao Cobalt. Mudanças visuais são esperadas para o ano que vem e torcemos para que o teto solar oferecido na China finalmente venha ao Brasil.
Você acha que o Chevrolet Onix Plus deveria sair de linha também no Brasil? Conte nos comentários.
>>É mentira que Chevrolet abandona produção do Onix
>>GM sobe preço de Onix, Onix Plus, Tracker, Spin e Equinox
>>Chevrolet quase transformou Camaro em uma El Camino moderna