A BYD é uma marca genuinamente chinesa, mas anunciou que irá construir sua primeira fábrica no continente europeu, mais precisamente na Hungria. Por lá a Build Your Dreams deverá produzir carros eletrificados em geral, ou seja, entre híbridos e totalmente elétricos.
Certamente a BYD ainda é uma marca bem recente no mercado global, já que na sua divisão de automóveis, foi fundada em 2003. Porém, sua ascensão se mostra cada vez mais rápida, tanto na China, seu país de origem, quanto em outros mercados, incluindo o Brasil.
Primeira fábrica na Europa
A montadora já confirmou que irá produzir carros elétricos e híbridos no Brasil. Essa planta será construída em Camaçari (BA), onde ficava o antigo complexo industrial da Ford. Porém, agora o anúncio feito pela BYD diz respeito ao plano de expansão da marca na Europa.
Essa nova unidade da marca ficará localizada em Sziget, na Hungria. Esse local também abriga um dos grandes festivais de música do mundo. Também na Hungria, a Build Your Dreams já tem uma unidade fabril de ônibus elétricos. Contudo, essa nova fábrica será a primeira a fazer carros de passeio.
Elétrico de sucesso
O Yuan Plus, SUV elétrico também vendido no Brasil, na Europa é oferecido como Atto 3. Embora o carro chefe da marca por aqui seja o Dolphin, no continente europeu o SUV é o mais vendido da BYD. Por esse motivo, são altas as chances de que ele se torne o primeiro modelo a ser produzido na Europa.
Todavia, a BYD ainda não confirmou oficialmente qual deve ser o primeiro carro a inaugurar a linha de produção. Vale lembrar também que o governo húngaro fornecerá um grande apoio para a marca. Valores não foram revelados, mas o governo irá realizar um expressivo investimento na fábrica.
Você acha que a BYD se tornará uma das maiores montadoras do mundo? Conte nos comentários.
>> BYD Seagull se chamará Dolphin Mini e pode chegar em fevereiro
>> BYD vai lançar SUV elétrico do tamanho do Hyundai Creta
>> BYD Song Plus vendeu mais que todos os híbridos em novembro