Com a chegada da primavera e do verão, o uso do ar-condicionado logicamente começa a ser intensificado.
Pensando nisso, especialistas da oficina A.M.Marcelo elaborou algumas dicas para você fazer a manutenção do seu ar-condicionado corretamente – e poder aproveitar o equipamento nos dias de calor.
A manutenção preventiva do sistema de ar-condicionado deve ser feita a cada 8 ou 10 mil km rodados, sempre levando em consideração a recomendação do fabricante, indicada no manual do proprietário. No entanto, quando o período mais quente se aproxima, é importante “dar uma geral” no sistema para analisar o filtro de ar, o filtro de cabine e a quantidade de gás.
Segundo José Manuel Veludo, gerente da oficina A.M.Marcelo, “Se o seu carro está com odor forte saindo do ar-condicionado, muitas vezes não adianta lavar o evaporador, é preciso fazer uma higienização completa com ozônio, para eliminar o mau cheiro”.
Para melhorar ainda mais o uso do ar-condicionado e evitar panes e os temíveis odores, você pode adotar alguns cuidados especiais:
- Evite usar o ar-condicionado com o veículo desligado, pois desse modo, o sistema pode consumir em excesso a bateria do carro. Além disso, ao ligar o motor, espere pelo menos 1 minuto para iniciar o uso.
- Ao deixar o carro no sol, não entre no carro e ligue o ar imediatamente para se livrar do calor. Nestes casos, é preciso abrir as janelas do carro, deixar o ar circular um pouco.
- Ao ligar o ar-condicionado, não vá para a temperatura mais fria direto, vá diminuindo aos poucos para poupar combustível.
- Ao atingir uma temperatura agradável, é indicado sempre deixar o recirculador aberto para renovar o ar interno.
- Deixou o ar desligado por muito tempo? O ideal é fazer uma manutenção preventiva para ver se está tudo certo para o uso.
Veja mais:
>> Fiat Weekend 2018 chega por R$ 60,3 mil iniciais e sem ar-condicionado
>> Velas de ignição: veja como fazer a manutenção
>> Limpadores de para-brisa: saiba fazer a manutenção correta