Criado no Brasil e grande precursor do segmento de SUVs compactos, o Ford EcoSport tentou carreira global em sua segunda geração, mas não foi tão bem sucedido como deveria. Depois de sair de linha no Brasil com o fechamento das fábricas da Ford em 2021, agora a linha de produção na Índia foi encerrada. Com isso, só a Europa ainda fabrica o EcoSport.
A planta de Maraimali Nagar da Ford na Índia foi fechada nessa semana e, ao contrário do Brasil onde a marca segue como importadora, ela simplesmente desistiu do mercado indiano. Por lá eram fabricadas unidades do EcoSport para os EUA, além de Ka e Ka Sedan curto com os nomes de Figo e Figo Aspire.
As imagens do último EcoSport fabricado na Índia circulam pelas redes de maneira comemorativa, apesar do momento ser triste para a montadora norte-americana. Hoje a única fábrica que ainda faz o SUV compacto é a de Craiova na Romênia, contudo a linha de produção está parada por conta da crise dos semicondutores.
Existe a chance de que esse EcoSport branco indiano seja o último da história. Ironicamente apenas a Europa tem um substituto para o SUV compacto, o Puma, outro modelo derivado do Fiesta. Contudo, ao contrário do Eco que tenta se vestir de jipinho, o Puma tem formato mais parecido com o do Honda HR-V, apostando em esportividade visual.
Vale lembrar que o mercado indiano tinha pronta uma última reestilização para o EcoSport com dianteira inspirada no Territory. Já o Brasil trabalhava na terceira geração do SUV compacto, que voltaria a ter prioridade em nosso mercado ao invés de tentar ser um modelo global. Ambos foram enterrados junto das fábricas da Ford em cada país.
>>Ford F-150 Raptor ganha motor V8 de Mustang e novo sobrenome
>>Depois de Ka e EcoSport, Ford anuncia morte do Focus
>>Volkswagen diz não a um SUV da Amarok, ao contrário do que a Ford fez