A Fórmula 1 teve uma ideia inusitada para o GP do Japão, vencido por Max Verstappen. Para dar um charme especial ao ato de beijar o troféu, os donos da categoria decidiram criar um troféu interativo, que emite luzes com as cores da bandeira do vencedor da corrida, sendo ativadas assim que o piloto beijava a taça. Apesar de ser tecnológico, o efeito tem um certo aspecto de luzes RGB compradas na Shopee.
Para ativar o recurso, bastava o piloto beijar a área indicativa que tinha os dizeres “kiss me”. Segundo a Lenovo, que foi uma das empresas por trás da iniciativa, o troféu seria capaz de identificar as cores da bandeira de maneira independente. Porém, é um pouco difícil de acreditar nisso, já que seria necessário captar a impressão labial de cada um dos pilotos.
Seja como for, Verstappen levou para a sua coleção o troféu com as luzes estilo Shopee. Na verdade, as taças ficam com as equipes, então o armário da Red Bull vai ter um brilho diferente daqui em diante.
Além da Lenovo, o famoso estúdio Pininfarina participou do projeto. O design da taça foi feito pelos designers da marca, que já projetou inúmeros carros históricos de rua, principalmente os da Ferrari.
Curiosamente, a Fórmula 1 decidiu utilizar o troféu em uma prova diurna, impedindo uma maior visibilidade da novidade. Na semana passada, o GP de Singapura foi disputado na noite da cidade-estado, e combinaria muito mais do que com a prova japonesa.
Daqui duas semanas, a corrida do Catar também será noturna. Sem contar que tem o GP de Las Vegas e de Abu Dhabi, que serão realizados durante a noite. E como o visual do troféu lembra o do hotel que cruza a pista árabe, talvez seria uma boa aproveitar a última etapa para lançar a taça luminosa.
A categoria já confirmou que uma nova taça com a mesma tecnologia será dada ao vencedor do GP dos Estados Unidos, que é outra prova diurna. Seja como for, o fato é que agora o troféu à moda Shopee habita a sede da Red Bull. Pelo menos a medalha dada aos pilotos que chegam ao pódio não tinha nenhuma luz. Se não, Verstappen ia precisar colocá-la em um armário fechado para a iluminação não atrapalhar seu sono.
Se bem que com a facilidade que ele tem guiado neste ano, dificilmente alguma coisa vai incomodar o descanso do futuro tricampeão.
>> Verstappen já está no mesmo nível de Hamilton, Senna e Schumacher?
>> Equipes e montadoras que deixaram a F1 no auge
>> Toyota se prepara para lançar seu novo SUV compacto como elétrico