Em todo painel dos carros, sempre haverá um pequeno símbolo que quando acende, indica que está na hora do motorista fazer a troca de óleo. Mas também é necessário trocá-lo por tempo de uso. Isso porque o é muito importante para o propulsor do veículo, pois ele além de proteger as peças, evita ferrugem e até ajuda na hora de resfriar todo o sistema. Conheça nesse tutorial a forma correta de trocar o óleo do carro.
1. Ler o manual do carro
Em primeiro lugar, o manual apresenta ao condutor o tempo correto em que a troca deverá ocorrer, pois quem orienta é a fabricante. Ele pode indicar que a mudança seja feita pela quilometragem ou o tempo determinado, o que ocorrer primeiro. Nas indicações existe também qual é o lubrificante correto para o carro. Essa especificação precisa ser seguida à risca!
2. Observar parte debaixo do veículo
Pode parecer estranho, mas não é. O motorista precisa olhar a parte debaixo do seu carro, para saber quais ferramentas serão necessárias para esta manutenção. Caso o veículo tenha protetor de cárter, é necessário retirá-lo junto com o bujão, fazer a troca do óleo e depois recolocar ambas partes. É necessário que o automóvel esteja no assoalho plano e uma dica é utilizar cavaletes ou um elevador, com o objetivo de levantar o veículo.
3. Deixe o fluído escorrer
Com o motorista na parte debaixo do carro, é a hora de soltar o bujão do cárter e deixar todo o óleo escoar para a bandeja de coleta. Depois, recoloque o bujão com a nova arruela de vedação. Ponha com a mão o parafuso, assim, além de sentir a rosca ele não corre o risco de espanar. Logo que o parafuso encostar no protetor, aperte mais uma vez com a chave de cárter.
4. Cheque o filtro de óleo
O filtro precisa ser retirado com cuidado e, se caso a borrachinha de vedação ficou presa no bloco do motor, basta soltá-la com a mão. Coloque um pouco de óleo na borrachinha de vedação do filtro e a rosqueie de volta. Quando ele encostar no bloco do motor, gire mais uma volta e meia. Após isso, abre a tampa do recipiente no cofre do motor e coloque a quantidade do fluído novo. Aqui, vale usar um funil para ajudar.
5. Antes de ligar o motor
Após todo este procedimento, o motorista deve esperar cerca de 20 minutos. Dessa forma , o novo óleo escorre até o cárter. Aqui é interessante verificar o nível da vareta. Passado o tempo, o motor pode ser ligado e, no painel do carro, o símbolo deve acender somente durante a ignição. Para saber se deu certo a troca, a luz apaga do painel rapidamente e as marcas do fluído estão entre os valores mínimo e máximo na vareta.
6. A luz no painel não apagou
Os únicos problemas que podem aparecer é caso o motorista tenha colocado fluído de mais ou de menos. Se passou do necessário, basta abrir o bujão do cárter e retirar um pouco. Se precisar de mais, coloque aos poucos e meça na vareta. A visita ao mecânico será necessária, caso a luz no painel fique acesa após o processo de ignição.
Você já teve que trocar o óleo do carro em casa? Ou sempre leva no mecânico? Conte nos comentários
>>iPhone poderá decifrar símbolos do painel dos carros