No mundo, a Toyota tem três Yaris diferentes (quatro se contar o SUV Yaris Cross). O modelo europeu/japonês é mais compacto e refinado que a variante de baixo custo vendida no Brasil, Índia e algumas partes da Ásia. Contudo, essa segunda variante do compacto pode estar com os dias contados.
Como todos os produtos da Toyota estão migrando para plataformas da estratégia global TNGA, um segundo Yaris feito sobre essa base poderia ficar caro demais. O destino do Yaris no Brasil e em partes da Ásia ainda não é selado, afinal, ele foi reestilizado recentemente. Contudo, na Índia ele sairá de linha em breve.
Globalmente a Toyota fez um acordo com a Suzuki para troca de modelos. O foco maior dessa parceria está na Índia e na Europa. Para o mercado indiano, a Toyota já conta com os modelos Urban Cruiser e Glanza, que nada mais são que os Suzuki Vitara Brezza e Baleno rebatizados.
Caso Yaris
Agora chegará a vez do Yaris ser substituído por um Suzuki com outro nome. Segundo o , o escolhido para o lugar do sedã compacto será o Suzuki Ciaz. Por lá, a Toyota vende somente o Yaris Sedã, sendo o lugar do hatch tomado pelo Glanza.
Um flagra divulgado no fórum mostra a grade frontal do futuro substituto do Yaris Sedã indiano. Assim como aconteceu entre Glanza e Baleno, o Ciaz e sua versão Toyota terão apenas a grade frontal alterada. A Toyota não deve mexer muito no visual do modelo, que já está em fim de ciclo.
O Suzuki Ciaz foi lançado na Índia em 2014 e reestilizado em 2018. O modelo concorre diretamente com Honda City, Hyundai Verna, Volkswagen Vento e Skoda Rapid. Será que a vida do Yaris no Brasil corre risco? Vale lembrar que pouco tempo depois do Etios morrer na Índia, ele foi aposentado no Brasil.
>>Honda City e Toyota Yaris Sedã passam de R$ 100 mil em São Paulo
>>Próxima Toyota Hilux terá motor V6 diesel de mais de 300 cv
>>Segunda geração do Toyota 86 é apresentada ainda longe dos brasileiros