A Toyota está prestes a lançar um dos veículos mais curiosos dos últimos tempos. Apresentado como conceito em 2022, IMV 0 (Veículo Inovador Multifuncional Internacional, em tradução livre), também conhecido como Rangga, é uma picape com proposta multifuncional e visual diferenciado. A expectativa é que a marca utilize o Japan Mobility Show 2023 para mostrar novas versões de seu conceito.
No estande da Toyota, os visitantes terão a oportunidade de conhecer dois conceitos reais baseados no IMV 0. O Mobility Café oferecerá bebidas aos visitantes, graças à conversão do veículo em um food truck. Já o Capsule Bar permitirá que os visitantes ganhem carros em miniatura ao responderem corretamente a uma pergunta simples. No entanto, as versões mais intrigantes da picape estão nas renderizações oficiais.
Uma das versões mais chamativas é uma caminhonete robusta, com cabine estendida, pneus off-road e para-choque equipado com uma barra de LED. Além disso, essa picape conta com um bagageiro no teto para transportar equipamentos.
Com seu estilo retrô, esse modelo seria uma ótima opção para os aventureiros. Embora seja apenas uma renderização por enquanto, pode ser que a Toyota traga esse conceito à vida como um modelo em tamanho real no futuro.
Outro conceito curioso é a variante overlander, que conta com cabine alongada e fechada. Com sua traseira mais comprida e altura aumentada, essa picape oferece um espaço amplo para uma cabine bem equipada, proporcionando conforto semelhante ao de um trailer. Esse modelo também possui pneus off-road, boa altura em relação ao solo e acessórios protetores na dianteira, aumentando sua versatilidade para expedições off-road.
A Toyota também apresentou uma variante do IMV 0 para auxílio em situações de desastre, customizada com emblemas da Cruz Vermelha, e outros dois conceitos de picapes com estilo esportivo. Algumas renderizações apresentam as rodas pixeladas, o que é no mínimo curioso. Independentemente disso, a abundância de ideias da Toyota para o futuro do IMV 0 é o aspecto mais notável dessa exposição.
Por fim, a Toyota também irá apresentar a versão chassi-cabine simples do IMV 0 no Japan Mobility Show 2023. A montadora sugere que os proprietários poderão fixar a seção traseira desejada ao chassi usando parafusos e porcas, facilitando todos os tipos de conversões.
Porte de Toyota Hilux
O Toyota IMV 0 foi originalmente apresentado como um conceito em dezembro de 2022. Com 5,30 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,74 m de altura, e distância entre eixos de 3,08 m, ele possui um tamanho semelhante ao do Toyota Hilux atual, com uma distância entre eixos idêntica.
A picape é baseada em uma estrutura de chassi com suspensão de molas semielípticas no eixo traseiro. Embora a Toyota ainda não tenha divulgado especificações detalhadas, relatos sugerem que o IMV 0 será oferecido com motores a diesel, gasolina, híbrido e totalmente elétrico.
A versão de produção do Toyota IMV 0 está prevista para fazer sua estreia em 2024, com foco nos mercados emergentes e um preço abaixo da Hilux. Não parece muito provável o lançamento da caminhonete multifuncional no Brasil, mas seria interessante ver um veículo com essas características no mercado brasileiro.
Acha que o conceito da Toyota vai dar certo como um veículo de produção? Deixe um comentário com sua opinião.
>> Stellantis prepara Ram, Toro e Renegade híbridos para 2024
>>Volkswagen T-Cross tem poucos pecados a confessar | Avaliação