A Toyota confirmou recentemente que a eletrificação de sua gama chegará finalmente ao segmento de picapes médias. Um dos principais modelos da marca, a Hilux vai ganhar o motor híbrido já em 2024, sendo acompanhada pelo irmão SW4. O anúncio foi dado pelo vice-presidente de vendas da marca na África do Sul, Leon Theron.
No entanto, não foram divulgados mais detalhes sobre qual será a combinação de motor escolhida para a dupla. Tudo indica que a tecnologia adotada pela Toyota será do tipo híbrido-leve, o que é um pouco decepcionante, já que não se trata de um sistema híbrido real.
Nestes casos, o gerador elétrico é uma espécie de alternador maior, e que permite carregar uma bateria auxiliar para ajudar o motor no fornecimento de força em ultrapassagens e retomadas. Essa solução não é tão eficiente quanto um híbrido convencional ou plug-in, mas vem com a promessa de otimizar consumo e emissões.
Outra dúvida é se a Toyota vai adotar a tecnologia nesta geração atual da Hilux e do SW4, ou se já será algo disponível apenas para a próxima. Entretanto, a Toyota já deu sinais de que a versão também será montada na Argentina, o que garantiria a venda do modelo também no Brasil.
Embora não haja nenhuma informação sobre o motor a combustão escolhido para ganhar a eletrificação, a tendência é que a Toyota opte pelo propulsor 2.8 turbo diesel que já está presente na dupla Hilux e SW4 atual. Porém, o motor seria modernizado, justamente para se tornar ainda mais eficiente.
Resta agora aguardar pela movimentação da marca japonesa, mas a confirmação da eletrificação dos modelos já é uma ótima notícia, pois pode fazer outras montadoras a procurarem por soluções semelhantes para seus veículos.
>> Visual da nova Toyota Hilux é antecipado pela Tacoma
>> Fiat Titano é o nome da nova caminhonete média da Stellantis