A Toyota Hilux é um verdadeiro case de sucesso da marca japonesa, sendo a caminhonete média mais vendida do planeta. Só que isso não parece ser mais suficiente para a fabricante, que tem trabalhado em nove novas picapes, incluindo a próxima geração da Hilux.
Alguns desses novos projetos serão derivações da picape média da Toyota. No entanto, há diversos modelos novos no forno, o que demonstra que a fabricante está realmente disposta a lançar uma enxurrada de caminhonetes novas nos próximos anos.
Das nove picapes novas previstas, cinco delas seriam versões novas da Hilux atual. A SRX Wide Track seguiria a receita do modelo GR atual, com bitolas mais largas. Mesmo tendo como base a geração que é vendida hoje em dia, ela deve ganhar as modificações no chassis que foram feitas na GR, além da bitola maior. No entanto, os acessórios típicos da Gazoo Racing ficariam de fora da nova versão.
A próxima versão da Hilux GR Sport também está no forno, sendo desenvolvida na Austrália. Ela ganharia um motor V6 e ainda mais potência que a versão esportiva atual, para se aproximar dos números de potência da Ranger Raptor. Uma versão com sistema híbrido-leve e a 100% elétrica também devem ser lançadas em breve.
Outra opção eletrificada da picape média será a versão movida a hidrogênio. A Toyota domina bem essa tecnologia, vendendo o sedã Mirai há alguns anos. No caso da Hilux, ela deve ter autonomia de 587 km, além de aproveitar algumas peças do conjunto mecânico do três volumes.
Caminhonetes novas da Toyota
As demais caminhonetes seriam praticamente todas novas. Dentre elas, a Toyota EPU é a que mais chama a atenção. Afinal, ela é um modelo monobloco pensado para brigar com Ford Maverick e companhia. O conceito desta picape foi apresentado no Japan Mobility Show, e tem dimensões semelhantes às do modelo da Ford.
A IMV 0 já apareceu aqui no Auto+, e tudo indica que ela será uma picape mais simples que a Hilux, mesmo tendo um porte parecido. Sua proposta é ser um veículo de trabalho, além de ter uma grande modularidade em seu projeto. Ela pode ser feita na Argentina, o que facilitaria uma eventual vinda para o Brasil.
Por enquanto conhecida como projeto BN110, esta picape deve ser a próxima geração da Toyota Hilux. A plataforma vai ser maior, com um entre-eixos mais alongado que o atual, e deve ser a mesma utilizada pelas novas Tundra e Tacoma nos Estados Unidos. A expectativa é que o lançamento seja em 2025, e com motores a gasolina e diesel, além dos modelos com propulsor híbrido, elétrico e a hidrogênio.
Por falar na dupla Tundra e Tacoma, as últimas novidades previstas são justamente os modelos elétricos delas. Antes das versões totalmente eletrificadas, a dupla norte-americana deve ganhar versões híbridas-leve e híbridas, para depois avançar até o modelo 100% elétrico. Ainda não há uma previsão para o lançamento desses modelos eletrificados.
O que achou da enxurrada de picapes da Toyota? Deixe sua opinião nos comentários.
.
>> Nova Mitsubishi L200 Triton pode ter motor híbrido no Brasil