O Toyota Corolla hatch deve chegar no Brasil ainda este ano. Mas enquanto o mercado brasileiro vai receber a versão esportiva de mais de 300 cv, a marca japonesa utiliza um campeonato automobilístico para desenvolver a sua tecnologia de motores movidos a hidrogênio líquido.
Chamada de Super Taikyu, a competição é um campeonato de endurance disputado no Japão. Para as provas, a Toyota preparou um GR Corolla que utiliza o hidrogênio como combustível para o motor. O objetivo é utilizar as corridas para analisar o desempenho e aprimorar os componentes desse tipo de motor.
O que chama a atenção é o ronco do carro. Mesmo sendo um combustível limpo, o Corolla soa como um autêntico esportivo. Um som grave e encorpado sai de seu escapamento, como se fosse um modelo a combustão convencional, sendo totalmente diferente da ausência de barulho dos veículos elétricos.
Foi escolhido um propulsor 1.6 de três cilindros turbo convertido para queimar hidrogênio líquido em vez de gasolina. São 261 cv de potência e 36,7 kgfm de torque. Nos primeiros testes, o resultado foi extremamente satisfatório, mas será possível saber melhor como o carro vai se sair na próxima semana, quando acontece a primeira corrida da categoria.
No entanto, há alguns grandes desafios para a Toyota. O maior deles é como manter o hidrogênio no estado líquido. Para se manter assim, é preciso resfriá-lo a -253 ºC. Dessa forma, é preciso ter todo um desenvolvimento especial para os tanques de armazenamento.
O outro problema é que o motor não queima apenas o hidrogênio, mas também um pouco de óleo. Dessa forma, ele não é totalmente livre de emissões, já que essa queima emite gases poluentes. Portanto, será importante procurar alguma outra solução para sanar este problema.
Por isso que a competição será tão importante para a Toyota. E este sempre foi o espírito do automobilismo: desenvolver novas tecnologias que podem ser aplicadas nos carros de rua.
>> Novo Toyota Yaris é lançado com frente e interior atualizados
>> Toyota Corolla Cross 2024 é lançado e fica mais barato
>> Novo Toyota Prius é patenteado no Brasil, mas lançamento é incerto