Ao longo da história de mais de 25 anos no mercado brasileiro, o Toyota Corolla sempre foi vendido com carroceria sedã e, durante a oitava e a nona geração, em versão perua. Agora na décima segunda geração, a Toyota tem o Corolla Cross. Mas, pela primeira vez na história da marca japonesa no Brasil, teremos três Corollas sendo vendidos por aqui ao mesmo tempo.
Além do já tradicional sedã, que deve passar por mudanças visuais no ano que vem, e do SUV Cross, a Toyota oficializou a chegada do Corolla hatch para o Brasil em 2023. Consultada pelo Auto+, a marca afirmou que o modelo dois volumes será vendido na versão esportiva GR no ano que vem, mas sem especificar data ou mais detalhes sobre ele.
A Toyota não esconde o desenvolvimento do GR Corolla e que o hatch esportivo não está para brincadeira. Ao contrário de Corolla e Corolla Cross, porém, o hatch será importado e não produzido no Brasil. Isso se deve ao fato de que ele será vendido somente na versão mais esportiva e que tem baixo volume de vendas esperado.
Corolla hatch de 300 cv
Ele terá tração nas quatro rodas e motor três cilindros mais potente do mundo. Ele será derivado do 1.6 turbo do GR Yaris, porém no GR Corolla saltará a potência dos 260 cv do modelo de entrada da divisão Gazoo para 300 cv. Como manda a cartilha dos esportivos, o modelo será equipado com câmbio manual de seis marchas.
Será o único Corolla manual do Brasil e único Toyota, além das versões de trabalho da Hilux, que traz pedal de embreagem. O lançamento global do Toyota GR Corolla acontecerá ainda neste ano. Para o Brasil, a estreia está marcada para o ano que vem, mas ainda sem uma data específica para acontecer.
>>Tundra, a Hilux gigante híbrida, está mais perto do Brasil
>>Toyota suspende produção do Corolla no Brasil
>>Carros da Toyota ficaram (um pouco) mais baratos com redução do IPI