Ao que tudo indica, o Volkswagen Tiguan Allspace pode estar caminhando para o fim de sua carreira. Por aqui o SUV de sete lugares já saiu de linha no final de 2021, e a montadora não tem certeza sobre a vinda da nova versão para o Brasil. Para piorar, informações espanholas dizem que a versão alongada do modelo não ganhará uma nova geração na Europa.
O último Tiguan convencional que tivemos no Brasil foi o da linha 2017. Na linha 2018 o SUV já ganhou uma nova geração e foi vendido em nosso país somente na configuração alongada chamada de Allspace. Além, obviamente, do maior comprimento, ela também entrega um porta-malas mais espaçoso e dois lugares adicionais, totalizando sete.
Entretanto, o site espanhol traz informações de que a nova geração do Volkswagen Tiguan, programada para o ano que vem, não terá mais a configuração Allspace. O veículo de imprensa espanhol também mostra que não haverá um real substituto para essa versão alongada.
Fim do Tiguan Allspace
O lançamento da versão com maior entre-eixos ocorreu há mais de seis anos, durante o “Detroit Auto Show 2017” acontecido logo em janeiro daquele ano. Apesar do relativo sucesso no mercado brasileiro, a grande questão é que o SUV maior nunca alcançou números de vendas muito expressivos nos outros países.
De acordo com os dados da , na Europa a versão convencional do Tiguan vendeu mais de 200 mil unidades por ano entre 2017 e 2019, ficando ainda bem acima das 100 mil unidades em 2020 e 2021. Já o Allspace nunca passou das 50 mil comercializações anuais desde seu lançamento no mercado europeu. O Skoda Kodiaq, concorrente do Volkswagen, não tem esse tipo de problema.
Ainda segundo informações do , a nova geração do Tiguan convencional deverá crescer e entregar um maior porta-malas. Essa é uma tentativa para tentar atender parte do público deixado pela versão Allspace, mas o modelo ainda continuará somente com cinco lugares.
Troca por modelo elétrico
Apesar de não ter um sucessor claro, a lacuna deixada pelo Tiguan Allspace no portfólio da Volkswagen deverá ser preenchida com um SUV elétrico. Também com sete lugares, o modelo movido a eletricidade deverá ser apresentado na Europa em 2025 e lançado em 2026.
Considerando a grande dúvida da montadora de origem alemã sobre a vinda do novo Tiguan Allspace para o Brasil, pode ser que nosso mercado nem receba o modelo nessa atual geração. Conforme mostramos em uma recente matéria no Auto+, o SUV de sete lugares reestilizado acabou de chegar na Argentina, enquanto a nova geração do Tiguan chegará na Europa em 2026.
>> Novo Volkswagen Tiguan Allspace pode não vir ao Brasil
>> VW diz que futuro não será só de elétricos e aponta outra solução
>> Tiguan Allspace 2024 é lançado por mais de R$ 500mil na Argentina