Pouco depois de lançar a linha 2022 dos compactos Nivus, , Polo e Virtus no Brasil, a Volkswagen revelou a parte dois. Com mais equipamentos de série em quase todas as versões, os compactos com plataforma MQB-A0 agora têm mais tecnologia. O preço, contudo, não foi revelado ainda, mas teve sofrer aumento.
O quarteto de modelos nascidos a partir do Polo agora passa a contar com start-stop em todas as versões turbo. Com isso, Polo e Virtus só não tem o sistema de desligamento automático do motor nas versões MSI e, no caso do hatch, na MPI. A combinação só é possível com transmissão automática de seis marchas, de série em todos os VW TSI feitos no Brasil.
Os quatro contam com motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque, que agora traz start-stop. Além disso, a versão Highline do T-Cross e a GTS de Polo e Virtus usam o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque que também traz o novo sistema eletrônico. Apenas o Nivus não tem versão 1.4 TSI.
ACC de série
Para os SUVs Nivus e T-Cross, todas as versões passam a contar com piloto automático adaptativo de série, além de frenagem autônoma de emergência. Somente o T-Cross Sense, destinado ao público PCD, que não traz a novidade eletrônica. Anteriormente o Nivus tinha o recurso como opcional, enquanto o T-Cross nem o oferecia.
Houve também uma importante mudança: a versão intermediária 200 TSI passa a ser chamada de Trendline, adotando a mesma nomenclatura global da marca. A variante ganha painel de instrumentos digital Active Info Display como opcional. O item também é oferecido com pagamento extra para o Nivus Comfortline. Ambos saem de série com painel de 8 polegadas.
Outra mudança para Polo, Virtus e Nivus é o ar-condicionado digital sensível ao toque Climatronic Touch. Ele passa a ser item de série para as versões Highline do trio. Não foi citado se o item chegou aos esportivos GTS.
>>SUV subcompacto substituto do VW Gol terá base feita pela Skoda
>>Volkswagen Polo Track 2023 é antecipado por projeção
>>Volkswagen anuncia: substituto do Gol em 2023 e oficializa Polo Track