A Volkswagen tem um plano ambicioso de tornar sua gama 100% elétrica na Europa na próxima década. Para isso, os atuais membros da linha ID são insuficientes e cerca de 10 novos veículos estão em desenvolvimento. A marca alemã sabe que, um dos principais segmentos no mundo atualmente são os utilitários esportivos compactos e quer desenvolver um para si.
Alternativa elétrica ao T-Cross, Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, confirmou ao que está “trabalhando arduamente para desenvolver um SUV compacto adicional baseado no ID.3 para que possamos também lançar um produto Volkswagen neste segmento de veículos em rápido crescimento”.
As falas do executivo indicam que um novo veículo será feito sobre a mesma base MEB do ID.3, podendo usar dimensões muito próximas às do hatch. Atualmente o hatch médio elétrico tem 4,26 m de comprimento e 2,77 m de entre-eixos. As medidas podem ser próximas ao que é chamado provisoriamente de primo elétrico do T-Cross. Isso faria a novidade ser bem menor que o ID.4, menor SUV elétrico da Volks, com 4,58 m.
Esse modelo pode fazer parte da futura linha ID.2, que terá dois modelos: um hatch compacto com porte de Polo e um SUV compacto com porte de T-Cross. Schäfer confirmou que esse SUV menor aparece antes de 2026. Recentemente a Volkswagen confirmou o desenvolvimento de uma linha de compactos, usando a plataforma modular MEB-Entry. Essa base é similar ao que vemos entre as conhecidas MQB e MQB-A0.
Esses novos carros começam a aparecem em meados de 2025, marcando uma nova fase dos compactos do Grupo Volkswagen AG, custando em torno de 20 mil euros. Serão lançados os pares elétricos de Polo e T-Cross na Volkswagen, assim como os pares de Seat Ibiza (que vai nascer elétrico na Cupra) e Skoda Fabia, além das suas versões SUVs, irmãos de Seat Arona e Skoda Kamiq.
>>Volkswagen admite que volante com botão touch foi uma má ideia
>>Flagra: Volkswagen Polo Track 2023 deixa calotas à mostra
>>Volkswagen XL1, o carro mais econômico do mundo | Vídeo