Na última semana, o atualizou a tabela de consumo dos carros vendidos no Brasil em 2022. Com os novos dados e com o segmento de SUVs crescendo de maneira galopante a cada ano, nada melhor do que saber quais são os SUVs mais econômicos que estão à venda atualmente.
Obviamente que os dados de consumo inseridos são os fornecidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Portanto, são dados oficiais e obtidos de acordo com um método científico.
Para ser mais realista, foram considerados os SUVs compactos e médios automáticos das marcas generalistas, desconsiderando modelos premium e que são mais distantes de boa parte da população. Dito isto, confira a seguir os modelos que entraram na lista.
5º – VW T-Cross 200 TSI
- Consumo etanol: 8,3 km/l (cidade) / 10 km/l (estrada)
- Consumo gasolina: 12 km/l (cidade) / 14,4 km/l (estrada)
O SUV compacto da Volkswagen abre a lista em suas versões equipadas com o motor 1.0 TSI de 128 cv. Na realidade, o consumo do T-Cross e do Nivus é praticamente idêntico, mas este modelo acabou entrando por ser um pouco mais pesado, o que torna o T-Cross levemente mais eficiente que o Nivus.
4º – Fiat Fastback 1.0 CVT
- Consumo etanol: 8,4 km/l (cidade) / 10,2 km/l (estrada)
- Consumo gasolina: 11,9 km/l (cidade) / 14,6 km/l (estrada)
Recém-lançado, o Fiat Fastback já garantiu um lugar na lista. As versões equipadas com o motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT alcançam um bom número de consumo, sendo praticamente igual ao próximo modelo da lista, que levou uma discreta vantagem.
3º- Fiat Pulse 1.0 CVT
- Consumo etanol: 8,5 km/l (cidade) / 10,2 km/l (estrada)
- Consumo gasolina: 12 km/l (cidade) / 14,6 km/l (estrada)
Primeiro SUV da Fiat, o Pulse manda bem quando o assunto é economia de combustível. Novamente, a união do motor 1.0 turbo com o câmbio CVT ajuda o modelo a alcançar boas médias na avaliação do Inmetro, o que faz do Pulse um dos SUV mais econômicos dentre o segmento dos compactos.
2º- Fiat Pulse 1.3 CVT
- Consumo etanol: 9,2 km/l (cidade) / 10,4 km/l (estrada)
- Consumo gasolina: 12,9 km/l (cidade) / 14,3 km/l (estrada)
Sim, o Pulse conseguiu garantir duas posições no pódio da lista. Acontece que o motor 1.3 de 107 cv consegue ser ainda mais econômico que o 1.0 turbo no modelo. Dessa forma, embora falte um pouco de potência nas versões com este propulsor, ao menos é garantido que o posto será menos visitado, já que a economia de combustível é maior.
1º- Toyota Corolla Cross Hybrid
- Consumo etanol: 11,8 km/l (cidade) / 9,7 km/l (estrada)
- Consumo gasolina: 17,8 km/l (cidade) / 14,7 km/l (estrada)
Não tem jeito, o Corolla Cross híbrido é o vencedor no quesito consumo. Afinal, seu conjunto híbrido flex foi desenvolvido justamente para priorizar a economia de combustível e uma menor emissão de poluentes. Por isso o carro consegue números excelentes, mesmo sendo maior que os outros modelos.
Menção honrosa: Jeep Compass 4xe
- Consumo gasolina: 25,4 km/l (cidade) / 24,2 km/l (estrada)
Basta observar os números do Compass híbrido para notar que o modelo é, de fato, o SUV mais econômico vendido no Brasil – ao menos nas marcas generalistas. Porém, seu preço custa cerca de R$ 100 mil a mais que o Compass a diesel mais completo, o que caracteriza o SUV como um modelo premium. Por isso, ele não ficou na lista, mas entra como um bônus.
>> Fiat Fastback é o futuro dos sedãs sem ser sedã? | Impressões
>> Segredo: VW T-Cross 2023 mudará para ficar parecido com o Taos
>> Jeep Commander e Compass 2023 ganham novos itens de série