Depois que a Porsche provou ao mundo que SUVs são importantíssimos para as suas marcas por aumentar o volume de vendas e o lucro, todas as marcas de luxo a seguiram. De Bentley a Rolls-Royce, passando por Aston Martin e Lamborghini: todas tem um SUV. A exceção é a Ferrari. Ou era.
Apesar de ter jurado de pés juntos que jamais produziria um SUV, a Ferrari já tem pronto o Purosangue, seu primeiro modelo na categoria. Ele rivalizará diretamente com o Aston Martin DBX, Porsche Cayenne Coupé e Lamborghini Urus. A ideia é que o modelo compartilhe os motores V8 ou V12 com o restante da linha, podendo até ter versão híbrida.
Se mecânica ainda é um mistério, o visual, no entanto, deixou de ser. Imagens vazadas na internet mostram que o SUV da Ferrari será polêmico. A dianteira traz faróis escurecidos cortados por um friso na cor da carroceria. A grade frontal é baixa e forma um sorriso integrado às demais entradas laterais. Tudo em um bloco preto.
A frente do Purosangue é longa, com capô bem musculoso e marcado como nos típicos esportivos de motor dianteiro da Ferrari. Arcos de rodas com plástico preto brilhante dão um toque Ferrari a uma regra típica dos SUVs. A lateral tem linha de cintura marcada em um vinco em arco logo abaixo das janelas. Já a parte inferior das portas tem um cavado aerodinâmico.
A traseira tem um quê de Aston Martin DBX com o vidro traseiro bastante inclinado e um ressalto na tampa do porta-malas simulando o estilo de um cupê. As lanternas são interligadas, sendo duas pequenas bolas em cada lateral com luz de seta e ré. A placa fica no para-choque e é acompanhada de um extrator de ar com saídas quadruplas de escape.
Resta saber quando o Ferrari Purosangue será lançado. E mais: como será a recepção dos fãs mais puristas sobre um SUV da Ferrari?
>>Ferrari SF90 Spider começa a ser vendido no Brasil por R$ 8,4 milhões
>>5 carros modernos que redefiniram a história do automóvel atual
>>Fiat Pulse vs. VW Nivus: quem é o rei dos SUVs pequenos? | Comparativo