Tecnologias antes vistas apenas em sedãs de luxo, agora, chegam até mesmo a modelos ‘populares’. Pois é, há dez anos você era capaz de imaginar que equipamentos como ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) estariam disponíveis em modelos cujo preço gira em torno de R$ 100 mil? Essa é a ideia da Volkswagen com o lançamento do Nivus, que acontece ainda neste semestre.
Sem falar em valores exatos, a montadora quer posicionar o Nivus entre o Polo e o T-Cross, mesmo com a inclusão de tecnologias do segmento premium. Sim, além de ajuste de velocidade e distância automáticos em relação ao carro da frente, o modelo tem também o AEB (Autonomous Emergency Brake), que, ao identificar o eminente risco de colisão frontal, freia de maneira autônoma.
Na segurança, o modelo de linhas ousadas tem Front Assist, que serve para monitorar o tráfego e alertar o motorista de forma sonora e visual o perigo de colisão.
A coluna C em formato caído beneficiou o porta-malas do carro, que tem 415 litros de capacidade. Pulando para a outra extremidade da carroceria, o motor é pequeno. Sim, até por barateamento de custos, a marca optou pelo eficiente 1.0 TSI (turbo) como única opção. O três cilindros tem potência máxima de 128 cv. Aliás, como já era de conhecimento, a transmissão é automática de seis marchas.
Fabricado na planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), sob a estratégia modular MQB, o Nivus foi desenvolvido pela equipe de designers e engenheiros da Volkswagen América do Sul. Aliás, o novo sistema de infotainment VW Play também foi feito por aqui, e promete funcionalidades inéditas e gráficos melhorados em comparação com as multimídias atuais.
Veja mais: