Apresentado em 2014, a atual geração do Volvo XC90 já está sendo preparada para ser substituída. Surgiram as primeiras imagens de patente do utilitário esportivo que será apresentado dentro de alguns meses. Seu nome ainda não está definido, se vai continuar usando o nome XC90 ou vai adotar o nome Embla, que já é fortemente cotado.
O motivo é que a Volvo confirmou que vai mudar a nomenclatura dos seus carros na próxima geração. Tanto os sedãs, stations wagons e utilitários esportivos vão mudar para nomes convencionais. O XC90 pode ser o primeiro Volvo a mudar para um nome convencional, abandonando de vez o batismo alfanumérico.
O substituto do XC90 será produzido na unidade de Charleston, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Baseado no Recharge Concept, o SUV terá um design mais limpo que o modelo atual e se destaca por ser visivelmente antecipado pelo conceito, pelo menos no design da dianteira e da traseira. Na frente, o SUV terá faróis horizontais afilados que ainda vão contar com um estilo martelo de Thor, uma grade dianteira fechada e um para-choque que traz a entrada de ar inferior e, nas extremidades, há uma entrada de ar vertical e os faróis de neblina horizontais.
De lateral, as linhas se mostram mais aerodinâmicas, especialmente pelo desenho da dianteira. Nas laterais, esse cuidado também pode ser observado a partir das maçanetas retráteis e pelas linhas sem muitos recortes. Há um friso que nasce e dá continuidade ao desenho dos faróis de neblina, terminando no para-choque traseiro. Os retrovisores possuem base nas portas e mantém a boa área envidraçada.
De traseira, o utilitário esportivo se destaca por ter lanternas divididas em dois andares. Na parte superior, as lanternas vão se conectar ao vidro traseiro, sendo vertical. As lanternas principais terão um estilo em C, que se conectam na parte superior por uma barra com
acabamento preto. O para-choque traseiro traz refletores e um acabamento que parece ser cromado na parte mais inferior.
Ainda é cedo para afirmar detalhes da sua mecânica, mas tudo leva a acreditar que seja apenas elétrica. Outra novidade é que o SUV será equipado com um sistema de condução autônoma chamado de Ride Pilot. Esse sistema terá um radar LiDAR, oito câmeras e dezesseis sensores ultrassônicos, além de um sistema de atualização Over-The-Air (OTA). O lançamento vai ocorrer em 2023.
VW Polo GTS não é esportivo de piloto de Super Trunfo | Avaliação
Fiat Argo 2023 tem recall anunciado pela montadora
BYD pode apostar em mais um SUV elétrico no Brasil, o Yuan Plus