A Subaru, montadora de origem japonesa, hoje é ignorada no mercado brasileiro e não recebe atenção nem mesmo da própria CAOA, grupo responsável pelas operações da marca em nosso país. Contudo, ela acaba de apresentar o novo Subaru Forester no Salão do Automóvel de Los Angeles.
Aos que esperavam uma nova geração do Subaru Forester, temos uma má notícia. O SUV continua com o mesmo conjunto mecânico e é desenvolvido sobre a mesma plataforma. Porém, ao menos recebeu novidades importantes, como no visual externo e interno.
O que muda?
A maior mudança se encontra no visual. Lembrando até mesmo um Toyota RAV4, o Forester agora é mais moderno em seu design e tem uma rigidez torcional 10% melhor. A dianteira ficou mais quadrada e com uma grade frontal mais larga, que remete ao Ford Explorer. Os faróis são integrados a ela e interligados por um friso cromado, sendo separados apenas pelo logotipo da Subaru.
Na traseira também há um elemento conectando as lanternas, mas pintado em black piano. O conjunto de iluminação ficou menor e agora tem um visual um pouco mais simples, sem chamar tanta atenção como antes. O para-choque traseiro, os vincos laterais e os detalhes de caixa de roda também são novos.
Interior atualizado
Apesar de bem mais moderno, o interior ainda entrega uma sensação datada. Isso porque o volante é o mesmo do modelo anterior, e o painel de instrumentos ainda conta com ponteiros analógicos e uma pequena tela colorida ao centro. Ao menos há uma nova central multimídia posicionada verticalmente. Ela possui 11,6” e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Mesmo powertrain
Ao que tudo indica, uma versão híbrida do Forester deve chegar ao mercado em 2025, ou quem sabe no segundo semestre do ano que vem. Mas até lá, quase nada muda no conjunto mecânico do SUV. O motor 2.5 de construção boxer continua presente no modelo, mas com 2 cv a menos que antes.
Agora ele dispõe de 183 cv, mas em contrapartida, o torque aumentou ligeiramente. 0,3 kgfm maior, ele pulou de 24,3 kgfm para 24,6 kgfm. A transmissão utilizada continua sendo a automática do tipo CVT, enquanto a tração nas quatro rodas também permanece no conjunto.
Novos equipamentos
Alguns itens de série também foram alterados. Entre as principais novidades, podemos citar o teto panorâmico e a atualização nos recursos de condução semiautônoma. Chamada de EyeSight Driver Assist, a tecnologia da Subaru agora tem um campo de visão ampliado e detecta com mais facilidade os ciclistas e pedestres em cruzamentos.
E o Brasil?
Como as operações brasileiras da marca consistem em importar modelos, pode ser que o novo Subaru Forester desembarque por aqui. Contudo, a atualização do SUV foi anunciada como linha 2025, ou seja, será lançada definitivamente só no ano que vem. Sendo assim, não podemos esperar uma vinda rápida para o mercado brasileiro.
Atualmente o modelo é ofertado em nosso país na versão única S. Ainda na gama 2023, ela custa R$ 253.900 e vem equipada com motor 2.0 Boxer de 150 cv e 19,8 kgfm. Junto a ele existe um sistema híbrido-leve de 48V, um câmbio CVT de 7 marchas e tração nas quatro rodas.
Você gostaria de ver o novo Subaru Forester no Brasil? Conte nos comentários.
.
>> CAOA e Chery iniciam guerra silenciosa no Brasil
>> Subaru lança versão no estilo Adventure Locker para o Crosstrek
>> Chery quer emancipação da CAOA e trará três marcas ao Brasil