Com o intuito de estimular a venda de carros produzidos em seu território e impedir o envio de dólares do seu país para outro, o governo da Argentina criou obstáculos para a venda de carros importados e a Stellantis é um dos grupos afetados. Modelos renomados como os Fiat Mobi, Argo e Abarth 595 Turismo e o SUV compacto Peugeot 2008, deixaram de ser vendidos no país vizinho ao Brasil.
Por mais que a suspensão de vendas desses quatro modelos seja temporária, alguns deles não faziam o mesmo sucesso que fazem aqui no Brasil. Por exemplo, os Fiat Mobi e Argo apenas configuravam na lista dos carros vendidos, só que em posições baixas, segundo o portal . Eles já não constam na tabela de valores de novembro, mas ainda estão no site oficial. Ambas vendas são tão inexpressivas, que eles ficaram de fora da lista dos 50 carros mais vendidos em outubro.
Outro modelo vendido pela Stellantis no mercado argentino é o SUV compacto Peugeot 2008. O que acontece com o modelo é que a sua produção em Porto Real, no Rio de Janeiro, será finalizada no começo de dezembro. Logo após, em janeiro de 2024, o modelo passará a ser fabricado na Argentina, ao lado do hatch compacto 208. Aliás, o modelo que ganhou motor turbo recentemente, já vendeu até agora mais de 33.643 ao longo de 2023. Dessa forma, o 208 é o segundo carro mais vendido da Argentina e ele só perde para o Fiat Cronos, com 43.420 unidades vendidas.
Stellantis se pronuncia sobre situação na Argentina
Por fim, o quarto carro do conglomerado que deixa de ser oferecido temporariamente é o Abarth 595 Turismo. Ele é uma versão esportiva do Fiat 500 e chegava da Polônia. Ele era enviado em pequenos lotes, todos feitos de acordo com o nível de encomendas. Suas vendas eram realizadas de uma forma especial, sendo oferecido diretamente aos clientes ao invés de houver diversos carros nos estoques das lojas.
Para esclarecer toda essa suspensão de vendas dos quatro modelos, a Stellantis emitiu um comunicado oficial. Nele, o conglomerado revela que a interrupção das vendas acontece devido ao contexto específico da Argentina e que quando a normalidade reinar novamente, as vendas serão retomadas. Aqui no Brasil, tanto os Fiat Argo e Mobi seguem com expressivos índices de vendas e o Peugeot 2008 segue com vendas discretas e espera sua mudança de geração.
Você tem na sua garagem os Fiat Mobi ou Argo? Prefere o atual Peugeot 2008 ou sua nova geração? Conte nos comentários
>>VW Saveiro Extreme só tem um (fatal) problema | Avaliação
>>VW vai ter caminhonete nova para brigar com a Toro no Brasil