Finalmente temos uma data oficial para o lançamento da Fiat Titano no Brasil: 14 de março. A caminhonete média rival de Ford Ranger, Toyota Hilux e Chevrolet S10 será lançada no nosso país como produto de passeio mais caro da Fiat. Contudo, a marca ainda faz mistério sobre a mecânica da picape.
O teaser mostra o visual final da Fiat Titano para o Brasil, o que não é surpresa. Afinal, ela e a Peugeot Landtrek são idênticas. O que muda entre as caminhonetes é composto por detalhes. A grade frontal tem desenho diferenciado, a Fiat mudou um cromado no para-choque, além dos logotipos serem diferentes, obviamente.
Nas imagens reveladas pela Fiat, é possível ver um teaser com a Titano no escuro com seus faróis ligados. Ela mantém o dente de leão típico da Peugeot, que é integrado à grade frontal sorridente, novamente presente em todo modelo da francesa. Há uma imagem escurecida na qual é possível ver rodas rodas de liga-leve e um santantônio que a Landtrek não tem.
No interior, a Fiat mudou o miolo do volante para adotar seu logotipo, mas a peça segue muito parecida com a usada no Peugeot 208. O painel de instrumentos também foi modificado, recebendo logotipo da Fiat e colocação avermelhada, mais coerente com a identidade visual da marca italiana.
Mas qual é o motor?
O grande mistério sobre a Fiat Titano, no entanto, é qual motor ela vai usar. Lá fora, a Peugeot Landtrek usa um 1.9 quatro cilindros turbo diesel de 150 cv e 35,7 kgfm de torque, que é muito fraco para esse segmento. Há também uma opção de 2.4 quatro cilindros turbo a gasolina com 210 cv e 32,6 kgfm. Mas caminhonete média precisa de diesel.
A resposta pode ser o motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel que recentemente estreou no Uruguai, onde ela é produzida. O BlueHDi de origem Peugeot entrega 180 cv e 40,8 kgfm de torque, mas há uma versão de 210 cv e 45,9 kgfm de torque. É possível que esse seja o escolhido pois entra na regra velada de pelo menos 200 cv e 40 kgfm de torque.
A Fiat Titano conta com transmissão automática de seis marchas ou manual com o mesmo número de marchas. Há opção de tração 4×4 e 4×2. Ainda não foi revelado se a picape será vendida no Brasil somente em cabine dupla ou se haverá versão de trabalho cabine simples para concorrer com Chevrolet S10 e Toyota Hilux.
Você acha que a Fiat Titano vai fazer sucesso? Conte nos comentários.
>>Caminhonete Kia Tasman aparece junto da Ford Ranger Raptor
>>Promoção da Fiat reduz o preço do Argo Drive 1.0 em R$ 4.500