A Stellantis celebra os 47 anos de operação da fábrica de Betim (MG). Inaugurada em 9 de julho de 1976, o primeiro modelo feito no local foi o Fiat 147, e desde então mais de 17 milhões de unidades foram produzidas, com 4 milhões já exportadas para 37 países.
O Polo Betim é um complexo industrial que reúne mais de 120 fornecedores na região e ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, com mais de 900 mil metros quadrados de área construída, tornando-se uma das maiores fábricas automotivas da Stellantis no mundo. A fábrica emprega 16 mil pessoas, mais da metade da força de trabalho da empresa na América do Sul.
Atualmente, a planta de Minas Gerais é responsável por produzir boa parte da linha da Fiat, como a picape Strada, Argo, Mobi, Pulse e Fastback. Os comerciais leves Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid também são produzidos no Polo. Sem contar as versões de exportação do Fiorino e da Strada, que são vendidos com a marca Ram em outros países.
O sucesso dos modelos produzidos na planta fez da Fiat a líder do mercado brasileiro de carros e comerciais leves. No primeiro semestre de 2023, a marca alcançou uma participação de mercado de 22,1% e quase 207 mil unidades registradas, um aumento de 10,5% em relação aos primeiros seis meses de 2022.
Recentemente, o Fiat Mobi ultrapassou a marca de 400 mil unidades produzidas na fábrica de Betim. Esse número também foi alcançado pelo Fiat Argo, que é feito em Betim desde 2017.
O Polo Automotivo de Betim também é o maior centro de produção de propulsores na América Latina. Em junho de 2023, a fábrica alcançou a marca de 1,5 milhão de motores Firefly produzidos na planta de Minas Gerais. Apenas nos primeiros seis meses deste ano, mais de 190 mil unidades foram produzidas. Vale mencionar que as famílias de motores Fire e GSE Turbo também são produzidas na planta.
É importante lembrar que todos esses modelos foram concebidos, projetados, desenvolvidos e testados no próprio Polo Betim. Esse resultado só foi possível porque a Stellantis tem autonomia tecnológica de 100% na América Latina para atender plenamente todas as fases do desenvolvimento de veículos, com um alto nível de qualidade e excelência.
Essa capacidade é desenvolvida por meio de estruturas como o Tech Center e o Design Center, que reúnem mais de 2 mil engenheiros, projetistas e técnicos responsáveis por dar forma mecânica e funcionalidade a ideias, conceitos e designs.
Existem 40 laboratórios em toda a área estratégica de desenvolvimento automotivo da Stellantis. Esses espaços, combinados com o talento dos profissionais de cada área envolvida, como Projeto, Design, Compras, Manufatura, Finanças, entre outros.
Planos da Stellantis para a fábrica
Como uma das principais fabricantes de automóveis do mundo, a empresa está evoluindo para se tornar uma empresa de mobilidade sustentável.
A matriz energética brasileira, na qual se destacam os biocombustíveis e a eletricidade gerada por meios renováveis, é uma vantagem comparativa do país e pode oferecer uma mobilidade mais sustentável para segmentos significativos do mercado consumidor. Para organizar esses esforços, a Stellantis está estruturando a plataforma BIO-ELECTRO.
A plataforma reúne um grande conjunto de parcerias estratégicas em torno da Stellantis, visando acelerar o desenvolvimento e a implementação de novas soluções de powertrain e descarbonização da mobilidade. Seu principal objetivo estratégico é nacionalizar soluções, tecnologia e produção, impulsionando uma onda setorial de reindustrialização.
>> Flagra: Fiat Strada 2024 roda com camuflagem e motor novo
>> Argo Trekking: o último de uma espécie inventada pela Fiat | Avaliação
>> GWM deve lançar SUV híbrido com autonomia gigantesca no Brasil